4 atitudes para promover uma mudança cultural bem sucedida em sua empresa
4 atitudes para promover uma mudança cultural bem sucedida em sua empresa

O clima do ambiente de trabalho varia consideravelmente de uma empresa para outra, e essa é uma realidade que todo profissional já vivenciou ou deve vivenciar ao acumular experiência no mercado de trabalho.

Influenciado por muitos fatores, esse “clima” não é inteiramente subjetivo, e depende largamente da Cultura Organizacional estabelecida dentro da empresa.

Essa cultura, por sua vez, é de fundamental importância não só para a manutenção de um clima agradável no ambiente de trabalho, mas também contribui diretamente para a qualidade de vida e desempenho dos colaboradores de uma empresa.

Por isso, vamos destrinchar nesse artigo quais são os fatores que colaboram para uma cultura organizacional saudável, bem como quatro dicas para implementar uma mudança cultural na sua empresa, caso julgue necessário.

Vamos lá!

O que compõe uma boa cultura organizacional?

Definir exatamente quais são os fatores que estão influenciando na cultura dentro da sua empresa pode ser um grande desafio.

Assim, é importante que você se lembre que, em primeiro lugar, a cultura dentro da companhia emana das pessoas. Colaboradores são mais do que os papéis que desempenham, são indivíduos com personalidades, histórias, anseios e ambições diferentes.

Dessa forma, a cultura, humana por natureza, vem diretamente das crenças, valores e hábitos cultivados pelos indivíduos que integram a empresa.

Justamente por se tratar de algo tão amplo, você pode começar uma mudança cultural pesquisando entre os seus colaboradores.

Ofereça a eles um meio de, anonimamente, apontar quais são os pontos positivos e negativos vivenciados no convívio dentro da empresa.

Através dessa pesquisa, você pode ter um insight sobre a percepção dos colaboradores sobre a cultura dentro da empresa – com suas forças e fraquezas.

Como promover uma mudança cultural bem sucedida

Munido desse tipo de informação, é possível que você comece a perceber alguns padrões nas opiniões de seus colaboradores: quais aspectos da cultura organizacional são benéficos, quais são percebidos como nocivos.

Esses padrões podem servir de guia para orientar as mudanças culturais que você precisa promover na sua empresa.

No entanto, para obter sucesso nessa empreitada, é preciso ter alguns cuidados. Confira!

Forme uma força-tarefa

O primeiro passo para assegurar o êxito nas mudanças culturais desejadas é formar uma boa equipe para se encarregar dessa missão.

Procure, dentre os trabalhadores da empresa, membros do departamento de RH, gestores e líderes: todos profissionais com influência sobre os demais membros da força profissional da empresa.

Eles não só podem difundir e incentivar as mudanças culturais, como entendem as necessidades e particularidades dos profissionais de suas equipes.

Estabeleça parâmetros

Imagine uma cultura ideal, onde todos estariam satisfeitos com o clima dentro da empresa e o desempenho geral seria melhorado.

Defina então quais aspectos da cultura da sua empresa deixam a desejar quando comparados a essa cultura ideal.

Decida, em termos objetivos, quais aspectos manter, quais excluir e quais incorporar.

Difunda a mudança com transparência

É imprescindível que todas essas mudanças sejam divididas abertamente com os profissionais envolvidos.

Assim, você não somente recebe um retorno sobre quais partes da mudança agradam ou desagradam seu pessoal, como também assegura que todos estejam a bordo para a mudança.

Trabalhe com feedback

Com isso feito, resta apenas o trabalho e esforço contínuo de todos os envolvidos para dar nova forma à cultura organizacional dentro da empresa.

Para assegurar esse comprometimento com a visão estabelecida, você pode desenvolver mecanismos de feedback dentro da empresa: oferecendo incentivo para os comportamentos desejados e desencorajando os indesejados.

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