A busca por um novo emprego pode ser uma empreitada longa, trabalhosa e cheia de particularidades.

Você pode ter se aprimorado profissionalmente, preenchendo lacunas e tornando seu currículo completo e atrativo; pode ter trabalhado seu networking, melhorado seu perfil no LinkedIn e buscado assiduamente por novas oportunidades.

Mas uma última etapa desse processo ainda precisa ser concluída: a entrevista de emprego.

Por um lado, uma entrevista de emprego é uma perspectiva bastante animadora. Afinal, você finalmente conseguiu a oportunidade de que precisava para conseguir o emprego que deseja.

Ainda assim, é importante que você tenha bastante cuidado e preparo para lidar com esse momento tão importante. Pisar na bola nessa etapa final pode colocar todo o seu esforço em risco.

Por isso, separamos nesse artigo 5 dentre os erros mais comuns cometidos por profissionais em entrevistas de emprego, para que você já esteja ligado neles e possa evitá-los com facilidade.

Confira!

Falta de Honestidade

É totalmente compreensível que você esteja nervoso e queira as melhores chances possíveis de conseguir o emprego.

Não é compreensível (e nem aceitável), no entanto, mentir, fabricar ou omitir informações para passar uma imagem de si mesmo que não condiz com a realidade.

Seja assumindo competências técnicas que você não possui de fato, mascarando sua personalidade ou respondendo com desonestidade as perguntas do recrutador, a falta de honestidade é um erro gravíssimo.

Caso uma mentira seja detectada na sua entrevista, você será imediatamente eliminado do processo de recrutamento. E, ainda que passe despercebido, se no desempenho do emprego você for pego na mentira, muito provavelmente será demitido.

Falta de Preparo

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, é absolutamente imprescindível que você tenha feito seu dever de casa.

Conhecer a empresa na qual você deseja trabalhar, sua área de atuação, história, forças, fraquezas, desafios e políticas é um grande indicador de que você está de fato interessado na vaga e, além disso, de que é um profissional capacitado e bem informado.

Em contrapartida, chegar na entrevista completamente despreparado passa a imagem contrária: de despreparo e falta de interesse.

Falar mal de outros profissionais e empregos

Tenha muito cuidado ao se referir aos seus antigos (ou atuais) empregos e colegas de trabalho de maneira negativa.

É perfeitamente natural que todo profissional tenha experiências negativas ao longo de sua carreira. No entanto, a entrevista de emprego não é sobre seus antigos colegas ou chefes, e sim sobre você e como você pode ser uma boa adição ao corpo profissional da empresa.

Por isso, evite esse tipo de comportamento: ele pode comprometer sua imagem durante a entrevista de emprego.

Se elogiar ou depreciar demais

Numa entrevista, vender o seu peixe não é nada mais do que o esperado.

No entanto, procure sempre fazer o uso do bom senso. Engrandecer demais suas qualidades e conquistas pode, a partir de um certo ponto, fazer com que você pareça arrogante e desconectado da realidade.

Da mesma forma, evite se autodepreciar em excesso. É um bom sinal que um profissional consiga identificar suas fraquezas para que, assim, possa superá-las.

No entanto, lembre-se que sua missão numa entrevista de emprego é ser contratado. Não dê mais holofote às suas fraquezas do que o estritamente necessário.

Não fazer perguntas

É importante, também, que você se interesse pelo funcionamento da empresa na qual está tentando ingressar.

Recrutadores, via de regra, procuram candidatos interessados e proativos.

Assim, fazer perguntas sobre como funcionam as coisas dentro da empresa e como seria sua rotina não apenas te marcam como um profissional interessado, mas também ilustra que você conhece sua área de atuação, e que tem critérios sobre o ambiente de trabalho no qual deseja atuar.

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