A importância de alinhar a comunicação interna com os objetivos da organização
A importância de alinhar a comunicação interna com os objetivos da organização

A comunicação interna, no contexto empresarial, é uma ferramenta extremamente útil. Quando realizada de maneira eficiente, essa comunicação assegura a manutenção de um bom clima organizacional.

Além disso, oferece consideravel melhora no desempenho e engajamento dos profissionais e alinha os esforços de todos na direção das metas da empresa.

No entanto, é muitíssimo importante que, para garantir uma comunicação interna eficiente, sejam feitos alguns esforços no intuito de alinhar a comunicação interna com os objetivos da organização.

Por isso, nesse artigo vamos abordar algumas das vantagens de uma comunicação interna bem estabelecida e alinhada com os valores e objetivos da empresa, além de oferecer algumas dicas para implementar essa estratégia.

Vamos lá!

Quais as vantagens de uma comunicação interna bem alinhada e estruturada?

Seja em qualquer área de atuação, ou mesmo dentro de qualquer departamento de uma organização, uma boa comunicação interna oferece benefícios multifatoriais.

Em primeiro lugar, ressaltamos que uma boa comunicação interna é aquela que alinha todos os profissionais com os objetivos coletivos da organização. Isto é: uma comunicação que faça o esforço conjunto dessa força de trabalho ser direcionado para a mesma meta, ou em termos gerais, que coloque “todos no mesmo barco”.

Esse tipo de comunicação garante um ambiente de trabalho agradável e sadio, o que por sua vez contribui para o engajamento e proatividade dos profissionais.

Além disso, a boa comunicação interna proporciona celeridade na resolução de problemas e conlfitos, bem como na conclusão de processos e alcance de metas.

Ademais, todos esses benefícios colaboram para a facilitação dos processos de gestão de pessoas e cultivam uma cultura organizacional amistosa e efetiva: qualidades que tornam a empresa ainda mais atraente na prospecção de talentos.

Quais problemas a comunicação interna ajuda a superar?

Uma organização desatenta à importância da comunicação interna se sujeita a uma série de entraves em potencial.

Quando os canais de comunicação entre empresa e colaboradores não são abertos e transparentes, a circulação de informação extraoficial arrisca propagar informações errôneas ou incompletas.

Assim, a empresa passa a correr alguns riscos, dentre eles:

  • Assim, a empresa passa a correr alguns riscos, dentre eles:
  • Circulação de informações errôneas ou incompletas;
  • Aumento dos índices de erros cometidos com base nessas informações;
  • Surgimento de mal-entendidos e conflitos;
  • Perda de credibilidade da organização;
  • Queda na produtividade e engajamento dos profissionais;

Tudo isso se dá porque o fluxo de informação, quando não guiado pela instituição, ainda ocorre de maneira informal.

Como implementar uma comunicação interna eficiente

Como já discutimos algumas vezes ao longo do artigo, uma comunicação interna eficiente depende inteiramente de seu alinhamento com os princípios, valores e objetivos da organização.

Por isso, algumas medidas podem ser tomadas no intuito de garantir esse alinhamento, bem como transparência e facilidade nesse processo.

Alguns passos simples são:

  • Defina de maneira objetiva as metas e objetivos da empresa;
  • Estabeleça múltiplos canais de comunicação integrativos, como murais de recados, fóruns e redes sociais internos, eventos, etc.;
  • Integre todos os envolvidos através dos gestores e líderes de cada equipe;
  • Mantenha todos conscientes e informados sobre a importância da comunicação e sobre o seu papel nesse processo;
  • Acompanhe a evolução da comunicação interna na sua empresa, reavaliando e adaptando as medidas sempre que possível ou necessário.