A importância dos serviços de saúde mental
A importância dos serviços de saúde mental

Os dois últimos anos, marcados pela pandemia, foram palco de muitas mudanças em nossas vidas pessoais e profissionais.

Com a necessidade de manter o distanciamento social, muitas das dinâmicas presentes nas rotinas das pessoas precisaram sofrer adaptações: o trabalho foi, quando possível, realocado para os home offices e as reuniões, de trabalho ou pessoais, para as plataformas digitais.

Dessa forma, é simples inferir que esse período teve grande impacto sobre não apenas a Economia, como também sobre as vidas e saúde das pessoas.

Sendo assim, dada a atual grande relevância desse assunto, nesse artigo nos propomos a ressaltar os impactos da saúde mental e a importância dos serviços de atenção e cuidado à saúde mental. Confira!

O impacto da pandemia sobre a saúde mental

Os dados não mentem: a diminuição no convívio social, o confinamento e muitos outros fatores ocasionados pela pandemia contribuíram imensamente para um aumento na prevalência de transtornos de saúde mental, como, por exemplo, a depressão e a ansiedade.

Estudos apontam um aumento global de aproximadamente 27% nos casos desses transtornos durante a pandemia, além de destacar que o aumento foi maior principalmente nos países mais afetados pela pandemia.

A importância do bem-estar biopsicossocial

Esse termo pode parecer complicado, mas na verdade o conceito é bastante simples: se trata, basicamente, da união entre o bem-estar físico, mental e social de uma pessoa.

Com isso em mente, vale ressaltar a sua importância, afinal, esse bem-estar não se trata apenas de um objetivo pessoal ou de um conforto, mas de um importante componente da funcionalidade de uma pessoa em todas as facetas de sua vida: social, pessoal e até mesmo profissional.

Quando se fala na vida profissional, por exemplo, temos dados assustadores: segundo estudos conduzidos pela Organização Mundial de Saúde, a queda de produtividade provocada por transtornos depressivos custa à economia global ao menos 1 trilhão de dólares, sem contar os casos não diagnosticados.

E não para por aí, transtornos depressivos e ansiosos são, atualmente, um grande problema de saúde pública por serem responsáveis por grande sofrimento e por uma parcela considerável dos casos de suicídio.

Como os serviços de atenção e cuidado à Saúde Mental podem ajudar

Sabendo então, da dimensão e do crescimento na prevalência dos transtornos de saúde mental, fica simples compreender o papel dos serviços de Saúde Mental.

Esses serviços são pautados em três pilares: a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas condições.

Através do tratamento psicoterápico associado ao uso de medicamentos antidepressivos, nos casos de depressão (por exemplo), a melhora dos sintomas ocorre em mais de 90% dos pacientes em geral, e em até 55% dos pacientes graves.

Assim, levando em conta que essencialmente 6% da população brasileira apresenta quadro depressivo e/ou ansioso, é nítido que os esforços dos órgãos de saúde no sentido de prevenir, diagnosticar e fornecer tratamento adequado aos pacientes acometidos por problemas de saúde mental são muitíssimo importantes apra o bom funcionamento das mais variadas esferas da vida e convívio em sociedade.