Foto de uma flecha acertando um alvo no centro
Afinal, o que colocar no objetivo do currículo?

Hoje em dia, é muito fácil encontrar na internet uma série de modelos, formatos e tipos de currículos, alguns mais simples e concisos, outros maiores e com informações mais detalhadas.

Independentemente do modelo usado, alguns dados não podem faltar na hora de escrever um bom currículo, como nome, experiências profissionais, formação acadêmica e objetivo.

O que é o objetivo do currículo?

O objetivo é uma das informações mais importantes e essenciais em um currículo. É através do que está escrito nessa parte que o recrutador poderá entender mais sobre o que o candidato busca profissionalmente.

Para que o objetivo do currículo seja eficiente e relevante, é necessário seguir algumas dicas. Confira quais são elas:

Texto curto: uma das características principais do objetivo é que ele seja curto, direto e que realmente demonstre as expectativas do candidato em relação à vaga desejada. Escrever um texto muito longo ou cheio de informações desnecessárias, pode acabar prejudicando o candidato ao invés de ajudá-lo de maneira positiva no processo seletivo.

Escreva algo específico: também é importante que o objetivo seja bem específico, ou seja, ele deve ser feito de forma individual para cada processo seletivo que o candidato estiver concorrendo.

Ao colocar um objetivo mais geral, como, por exemplo, “conquistar a vaga”, o candidato acaba perdendo a oportunidade de se destacar diante dos outros concorrentes. Saiba o que você quer e seja claro e assertivo na descrição do objetivo.

Outras dicas importantes

Além das dicas já mencionadas, também é importante ficar atento a outros fatores na hora de determinar o objetivo que será colocado no currículo. Veja quais são esses pontos:

Mude o currículo: dependendo do objetivo que será descrito, também é importante ficar atento ao modelo do currículo escolhido. É importante que o restante do documento esteja relacionado com a área desejada pelo candidato.

Fuja do clichê: também é importante lembrar que vale fugir de textos clichês, como as frases de efeito sempre usadas e nada originais ou específicas.

Use o campo do objetivo de forma inteligente no currículo, a fim de se posicionar de forma clara e dentro do contexto da vaga desejada. Com isso, você sairá na frente dos demais concorrentes e terá mais chances de conquistar a vaga que tanto deseja!