Toda vez que se enfrenta um cenário de tantas incertezas, inúmeras dúvidas e inseguranças se revelam e é comum se encontrar de certa forma perdido em relação à administração da própria renda.

Como em qualquer momento delicado, não existe uma fórmula mágica para que tudo dê certo, mas é possível evitar o envolvimento em situações que podem gerar grandes complicações no futuro.

É importante ter cuidado para não tomar decisões precipitadas. Como o momento parece exigir respostas rápidas para solucionar os problemas imediatamente, ir contra essa tendência é a melhor opção. Quando você mantém a calma e não se pressiona, consegue levar mais tempo para achar uma solução, que será mais consciente, e, portanto, eficiente.

Também é preciso controlar impulsos de consumo. Não é novidade que o consumo faz as pessoas se sentirem bem, e em ocasiões de dificuldades o bem estar causado pode parecer ainda mais necessário. É nesse momento que você deve driblar essas vontades, evitando procurar por novos itens para consumir. Você deve reconhecer suas prioridades e pensar nos compromissos já assumidos anteriormente.

Além de não assumir novas dívidas, se possível, o mais importante é saber planejar os gastos. Se estiver ao seu alcance, estabeleça um valor como meta para se guardar todo mês. Essa atitude promete evitar gastos desnecessários e trazer segurança, já que em um cenário de desespero, ter um dinheiro guardado ajuda a manter o emocional sob controle.

Por Maria Rinaldi