O mercado de trabalho nos tempos modernos é, mais do que nunca, um ambiente rico em diversidade e engloba todo tipo de gente, e o impacto positivo dessa ampla coleção de pessoas diferentes trabalhando em congruência é imenso.

No entanto, de uma perspectiva de gestão, coordenar pessoas de origens tão diferentes pode ser um grande desafio, e não é infrequente que essas mesmas diferenças ocasionalmente resultem em conflito.

Com o aumento da expectativa de vida em decorrência dos avanços da medicina e do crescimento dos Índices de Desenvolvimento Humano, por exemplo, o mercado de trabalho encontra-se em um momento de diversidade geracional nunca antes vista.

Num mesmo ambiente de trabalho, nos dias de hoje, coexistem indivíduos de muitas gerações distintas, com uma pluralidade de ideias, valores e condutas. Como dissemos anteriormente, cada geração contribui da sua maneira, gerando um ambiente cooperativo muito prolífico.

Ainda assim, é absolutamente imprescindível que se dê alguma atenção para as nuances dessa circunstância, de maneira a montar estratégias de conciliação entre essas gerações em razão dos conflitos e atritos inerentes à essa diversidade geracional.

Por isso, nesse artigo vamos entrar em alguns detalhes sobre cada uma das gerações que, atualmente, integra o mercado de trabalho; bem como algumas estratégias para conciliar a diversidade geracional na sua empresa.

Quais gerações compõem o mercado de trabalho?

O primeiro passo para prevenir e solucionar os potenciais conflitos decorrentes da diversidade geracional é, de fato, compreender quais são as características dessas múltiplas gerações que podem entrar em choque.

São elas:

Baby Boomers (1946-1964)

Nascidos no período imediatamente subsequente à Segunda Guerra Mundial, essa geração foi criada num período de relativa prosperidade econômica e estabilidade social. Levam seu nome em razão da explosão do crescimento populacional na mesma época.

Marcados por eventos históricos tais quais a Ditadura Militar e a polarização mundial decorrente da Guerra Fria, foram a geração responsável por uma série de lutas e conquistas sociais na área dos direitos civis.

Foram, também, a primeira geração a ser submetida à influência da grande mídia através da televisão; tecnologia de extrema influência sobre a juventude da época.

Geração X (1965-1980)

Produto direto das revoluções sociais promovidas pelos baby boomers, a geração X foi a primeira geração na qual se cementou a ideia de uma mulher independente, que desempenhava o mesmo papel do homem no mercado de trabalho.

Tendo experienciado um cenário econômico hostil, marcado pela alta inflação e desemprego na década de 80, são uma geração resistente, flexível e persistente.

Foram também os responsáveis pelo advento de tecnologias como o videocassete, videogames e computadores, e a maioria deles tem algum conforto com esse tipo de tecnologia, ainda que requeiram treinamento.

Geração Y (1981-2000)

Chamados também de “Millenials”, essa geração acompanhou em primeira mão o surgimento das tecnologias de comunicação que regem a dinâmica do mundo moderno.

São, via de regra, bem informados, globalizados e ambiciosos. Pragmáticos e confiantes, os integrantes da geração Y costumam procurar liberdade para fazer aquilo que gostam, sendo a carreira e o dinheiro, para eles, apenas um instrumento nesse sentido.

Acostumados ao imediatismo proporcionado pelas tecnologias com as quais cresceram, tendem a ser mais orientados por resultados imediatos, individualistas e podem ser um verdadeiro desafio para a gestão.

Geração Z (2001-2014)

Ainda bastante jovens, alguns integrantes dessa geração já começam a permear o mercado de trabalho através de estágios.

Já nascidos inseridos nas tecnologias modernas, são extremamente antenados e dividem constantemente sua existência entre os meios físico e digital. Ainda é cedo, no entanto, para elaborar mais sobre essa geração no contexto do mercado de trabalho, justamente por ser tão jovem.

Como conciliar essas gerações?

Tendo pleno conhecimento das características de cada uma dessas gerações, algumas das estratégias mais eficientes na prevenção e resolução desses conflitos são os seguintes:

  • Evite e desconstrua estereótipos;
  • Atente-se aos desejos e vontades de cada profissional;
  • Promova a integração e boa convivência;
  • Adapte a sua abordagem e comunicação para cada geração;
  • Crie forças-tarefas diversas para o cumprimento de metas;
  • Esteja ciente das forças e fraquezas de cada geração.

Munido dessas informações e do entendimento da necessidade dessa conciliação, certamente a integração dos profissionais de gerações distintas dentro da sua empresa se dará com maior facilidade.