Foto de casal se olhando
Como seu parceiro pode influenciar seu comportamento no trabalho

O relacionamento fora do ambiente corporativo tem grande influência no comportamento e no humor de cada um dos profissionais. Estar bem na vida pessoal só traz benefícios para a carreira.

E quando se trata de relacionamento, um dos mais influentes é, sem dúvidas, o amoroso. A convivência com o parceiro reflete no emocional e acaba impactando no trabalho.

Pesquisas sobre essa influência

Para entender melhor como o parceiro influencia o comportamento do seu cônjuge no trabalho, diferentes estudos foram realizados ao redor do mundo e por variadas instituições.

Uma das pesquisas, por exemplo, afirmou que os profissionais dedicavam muito mais tempo à sua função corporativa quando suas relações estavam estáveis e sem grandes problemas.

A justificativa para esse foco maior no trabalho é simples. Quando o profissional não está sob estresse emocional, sua energia é maior e, consequentemente, seu trabalho acaba sendo desenvolvido de maneira mais eficiente e dedicada.

Outro dado interessante e também retirado de pesquisas sobre o tema é que há maior chance de um profissional ser promovido e receber aumento, caso seu parceiro seja consciente e mantenha um relacionamento estável.

Mas e quando o relacionamento não está indo bem?

Quando o profissional tem um parceiro que não contribui para a sua estabilidade emocional, as desvantagens refletem diretamente na rotina de trabalho e na sua vida como um todo.

Além de trazer malefícios para a carreira, esse tipo de relacionamento acaba deixando o profissional mais ansioso, estressado e até inseguro, fatores que são extremamente prejudiciais em longo prazo.

Dicas para lidar com problemas pessoais

Mesmo para os profissionais que estão em um relacionamento bom, é comum que haja discussões e discordâncias com o parceiro(a). Caso isso aconteça, é importante ficar atento a essas dicas para não levar o problema ao ambiente de trabalho. Veja:

  • Não desconte sua frustração na equipe de trabalho;
  • Mantenha-se calmo e focado nas funções;
  • Tente resolver o problema só quando estiver em casa e fora do horário comercial;
  • Evite comentar sobre a discussão com os colegas da empresa.

Lembre-se sempre que saber lidar com momentos estressantes na vida pessoal é determinante para o sucesso profissional e para a execução correta das funções corporativas.