Dicas de organização de ambiente para home-office
Dicas de organização de ambiente para home-office

A modalidade home-office de trabalho vem ganhando mais e mais espaço nos mercados nacional e internacional já há algum tempo.

Com a pandemia de Coronavírus, então, o número de profissionais trabalhando de casa aumentou de maneira explosiva, efetivamente obrigando as empresas e profissionais a se adaptarem a essa forma moderna de trabalho.

No entanto, apesar de se provar viável e eficiente, o trabalho em home-office apresenta, também, alguns novos desafios específicos com os quais o profissional precisa lidar.

Por isso, compilamos nesse artigo algumas dicas de organização do ambiente de trabalho home-office para que você, profissional, possa otimizar seu desempenho e qualidade de vida no trabalho, mesmo trabalhando de casa.

1. Separe os ambientes

Quando se trata de trabalhar em casa, é importante que você destine (quando possível) um espaço especificamente para o trabalho.

Assim, você evita misturar sua vida pessoal e profissional, facilitando todo o processo de organização do ambiente de trabalho, evitando distrações em potencial e melhorando tanto sua eficiência no home-office quanto a qualidade do seu descanso.

2. Organize seu material

Na sua rotina profissional, é provável que você lide com um volume de materiais de escritório que rapidamente pode entulhar um espaço pequeno de home-office. Por isso, é imprescindível que você organize seus materiais por nível de prioridade.

Procure manter sobre sua mesa apenas o necessário, aquilo que você tende a usar constantemente e que precisa estar ao alcance das mãos o tempo todo.

Todo o restante, organize em gavetas, cestas e outros móveis pensando sempre em quão frequentemente você precisa do material em questão.

3. Se livre de entulho

Com o seu material devidamente organizado, identifique o que você não precisa no seu home office. É comum que objetos pessoais ou de decoração se tornem simplesmente entulho quando misturados com os materiais de trabalho de um home office.

Por isso, é importante que, para evitar as distrações e limitações de se trabalhar num ambiente abarrotado, você dê algum outro destino para esses objetos, seja outro cômodo na casa ou até mesmo a lata de lixo.

4. Mantenha a limpeza

Dito isso, é vital que você mantenha a limpeza do seu ambiente de trabalho. Do contrário, toda a organização feita pode ser rapidamente bagunçada sem os devidos cuidados.

Procure limpar seu home-office diariamente, mantendo o ambiente salubre e agradável.

Além disso, evite a todo custo acumular papéis e outros detritos. Afinal, ou algo é necessário e deve ser guardado de maneira organizada, ou é lixo.

5. Torne o ambiente salubre

Por fim, vale lembrar que alguns poucos cuidados podem melhorar imensamente sua qualidade de vida e eficiência no home-office.

Procure manter o home-office bem iluminado, dando preferência a iluminação natural quando possível: isso não só torna sua experiência de trabalho mais agradável como poupa a sua saúde.

Além disso, atente-se para a ergonomia do seu home-office. Como num escritório convencional, você passará horas trabalhando nele e, dessa forma, uma boa mesa e cadeira são absolutamente essenciais para a manutenção da sua saúde e bem-estar.

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