Foto de uma mulher carregando suas coisas ao deixar a empresa
Dicas para sair de uma empresa e deixar a porta aberta

Nada pode ser mais recompensador do que sair de uma empresa deixando as portas abertas, com a certeza de ter realizado um bom trabalho e contribuído para o crescimento do negócio. Isso é fruto de bons relacionamentos construídos durante a trajetória profissional, da produtividade e do empenho pessoal do trabalhador.

Mudar de empresa, em busca de novas oportunidades e desafios, não significa que você tenha que virar as costas para seu antigo empregador. Pelo contrário, é sempre bom ser franco e transparente neste momento, deixando claro que a mudança é necessária para seu crescimento profissional, mas que você ainda conserva a gratidão pelas oportunidades que obteve no antigo emprego.

Separamos aqui algumas dicas importantes para que você consiga sair de uma empresa e deixar a porta aberta para o futuro. Confira e coloque as recomendações em prática!

Mantenha uma postura profissional

É importante manter uma postura profissional, engajada e ética durante todo o tempo em que você permanecer em uma empresa. Neste período, faça uma projeção da sua carreira, tenha metas, invista em uma relação harmoniosa com gestores e colegas e mantenha uma postura positiva e motivada.

Seja honesto

Ao formalizar seu pedido de desligamento da atual empresa, seja honesto com seus superiores. Comunique a mudança com antecedência e esteja preparado e com uma decisão formada caso receba uma contraproposta. Se o desligamento for sua decisão definitiva, coloque-se à disposição para cumprir o aviso prévio.

Você sabe como procurar trabalho estando empregado?

Nunca fale mal do seu empregador

Mesmo que tudo já esteja acertado para que você mude de emprego, nunca fale mal do seu empregador, nem reclame das condições de trabalho. Seja grato pela oportunidade e respeite sua antiga empresa.

Saia de forma amigável

Faça um acordo com seu empregador e saia de forma amigável da empresa. Mostre também que você está à disposição para treinar seu substituto antes de deixar definitivamente a empresa.

Ao adotar uma postura ética ao sair de uma empresa, você, com certeza, receberá boas referências e deixará as portas abertas para oportunidades futuras na organização. Aposte no relacionamento e mantenha o contato com seus antigos gestores. Assim, você será sempre lembrado como um bom exemplo de profissional!