Foto de um homem diante uma bifurcação
Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

A recolocação é uma realidade para parte dos brasileiros. A crise dos últimos anos acabou afetando o mercado e muitos profissionais estão em busca de uma nova chance em sua área.

Para ajudar esses candidatos, listamos algumas dicas que podem auxiliar e acelerar o processo de recolocação profissional. Veja quais são elas e conquiste a vaga que está tanto desejando:

Mantenha o currículo sempre atualizado

Uma das dicas mais importantes é já se adiantar e ter sempre o currículo pronto para ser enviado a alguma vaga. Ao manter o documento atualizado, o profissional ganha tempo e acaba saindo na frente dos demais concorrentes que também querem uma oportunidade.

Use bastante o Linkedin

Uma das redes sociais mais importantes para o mercado de trabalho é o Linkedin. Nesse canal, os candidatos conseguem encontrar vagas e se candidatar a diferentes processos seletivos.

Para aqueles que já têm perfil nessa rede, a dica é revisar todas as informações e incluir mais dados. Para quem não tem, vale criar uma conta, adicionar outros profissionais e buscar as vagas disponíveis. 

Dicas para sair de uma empresa e deixar a porta aberta

Acompanhe as mudanças do mercado

Ficar muito tempo parado, acaba deixando o profissional desatualizado e, para que isso não aconteça, vale continuar investindo seu tempo em conhecimento.

Busque estar sempre informado sobre sua área. Participe de congressos e eventos do seu segmento e, se possível, invista em cursos rápidos voltados às novidades e lançamentos do mercado.

Faça networking

O networking é essencial em todas as etapas da vida profissional, mas ele é ainda mais fundamental durante a recolocação. Converse e mantenha contato com pessoas influentes no mercado. Elas podem te ajudar a ingressar novamente na área.

Seja flexível a novas oportunidades

Uma última dica importante é se manter sempre aberto às oportunidades que surgirão. É comum que a remuneração inicial oferecida a esses profissionais que estão em recolocação acabe sendo inferior ao antigo salário. Revisite suas finanças e, se possível, aproveite a oportunidade para entrar novamente no mercado e não ficar parado.

Gostou dessas dicas?

Para saber outras informações e dicas sobre o mercado de trabalho, não perca os conteúdos aqui do nosso blog. Sempre postamos novidades sobre carreira, estágio e recolocação profissional!