Foto de uma pessoa demitida por causa da pandemia do coronavirus
Fui demitido por causa da pandemia do coronavírus. Devo colocar no currículo?

O novo Coronavírus afetou a saúde e o mercado mundial. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, apenas no mês de abril, mais de 860 mil postos de trabalho foram fechados no Brasil.

Além de ser um dado preocupante, esse resultado foi o pior em 29 anos, o que demonstra a crise causada pela pandemia e a quantidade de novos desempregados que estão buscando outra oportunidade.

Para quem foi demitido por causa da crise causada pelo Coronavírus, uma dúvida é constante: afinal, devo colocar o motivo da minha dispensa no currículo? Se sim, como fazer? Se não, posso apenas citar o fato na hora da entrevista?

Para responder a essas dúvidas, listamos algumas dicas para esses profissionais. Veja quais são elas:

Faça um currículo atraente

Para conquistar um novo emprego, o mais importante é montar um currículo que chame a atenção do recrutador e seja destaque diante das demais opções recebidas pela empresa.

Para isso, descreva toda sua experiência acadêmica e profissional. No currículo, não é indicado citar o motivo da demissão. A pandemia só deve ser citada pessoalmente ao recrutador.

Você sabe como fazer um currículo?

Como citar o motivo da demissão

Profissionais com currículos de qualidade serão chamados para diferentes oportunidades de entrevistas. Nessa situação, é válido citar o motivo da demissão. Vale ressaltar que o profissional foi dispensado por conta da crise gerada pela pandemia.

O mercado foi afetado em todos os segmentos e, por esse motivo, os recrutadores tendem a entender a dispensa dos profissionais nessa época, não sendo algo prejudicial para o candidato em seus processos futuros.

Mostre seus planos

Também é importante demonstrar ao recrutador que o candidato continuou em movimento mesmo após a demissão. Ou seja, vale citar os cursos ou treinamentos online realizados durante o período de isolamento social.

Manter o foco, mesmo após uma dispensa, demonstra o perfil do profissional e soma pontos positivos na hora da contratação.