Um termo que vem ganhando os profissionais de RH e que está cada vez mais presente nos processos seletivos é o “soft skills”. Entenda o significado dessa expressão e sua importância para o mercado de trabalho!
Afinal, o que são soft skills?
Basicamente, as soft skills são todas as competências profissionais que têm relação com o comportamento, a condição humana e com a personalidade do candidato. São habilidades que vão além das capacidades técnicas e que estão relacionadas à inteligência emocional.
Principais soft skills
Algumas soft skills são muito procuradas pelos recrutadores. Elas são fundamentais para o candidato e podem ser determinantes em uma contratação. Conheça quais são elas:
Saber trabalhar em equipe
Uma das principais características buscadas pelas empresas é a facilidade em trabalhar em equipe. Saber contribuir com os demais profissionais da empresa é essencial para a boa realização dos projetos e metas.
Ter empatia
Colocar-se no lugar dos demais profissionais do time também é uma competência muito importante. Ser empático ajuda a deixar o ambiente mais leve e muito mais produtivo.
Ter pensamento crítico
Uma terceira competência importante é a capacidade de pensar criticamente em todas as situações, seja durante a resolução de um problema ou na produção de um projeto.
Esse tipo de pensamento é essencial para a identificação de problemas e propostas de soluções. É por esse motivo que muitas empresas buscam essa característica em seus candidatos.
Ser capaz de liderar
A liderança é essencial para todos os profissionais, mas principalmente para cargos de gestão. Para contratar candidatos capacitados, os recrutadores buscam pessoas capazes de gerir funcionários, motivar o time e ainda entregar um serviço de qualidade e dentro do prazo.
Ter boa comunicação
Saber se comunicar de forma clara, com coerência e sem ruídos também é importante para as empresas. Uma boa comunicação evita problemas e conflitos entre a equipe.
Vale ressaltar que, além dessas competências, o mercado também valoriza muito os profissionais com alta capacidade de adaptação, elevada proatividade, atitude positiva, criatividade, postura ética, autoconfiança, confiabilidade e motivação.
Também vale citar que, para desenvolver essas competências, muitos candidatos têm buscado a imersão em cursos que ajudam a trabalhar essas habilidades, livros, documentários e e-learning corporativo.