Com os múltiplos avanços tecnológicos das duas últimas décadas, as novas facilidades em comunicação remota têm feito com que o home office venha galgando espaço no mercado com bastante velocidade.

Ainda que o mercado nacional tenha sido um tanto quanto resistente, no entanto, em razão da pandemia de coronavírus, a modalidade home office de trabalho essencialmente se tornou o padrão durante a quarentena.

Entre os muitos novos desafios advindos da implantação em massa do home office, se destaca a necessidade de mensurar e avaliar o desempenho dos profissionais fora do contexto de um escritório presencial.

Por isso, listamos aqui alguns dentre esses desafios, bem como maneiras para contorná-los. Confira:

1. Compreenda os tipos de avaliação

O primeiro passo para facilitar a avaliação da sua equipe em regime de home office é definir qual tipo de avaliação você pretende empregar. Para isso, no entanto, é preciso entender quais são esses tipos. São eles:

  • Avaliação em 90°, na qual o gestor avalia seus subordinados diretos;
  • Avaliação em 180°, na qual gestor e subordinado participam igualmente;
  • Avaliação em 360°, onde todos envolvidos no processo participam, incluindo gestor, colaborador, profissionais tangenciais e mesmo clientes;
  • Autoavaliação, na qual o colaborador avalia o próprio desempenho.

2. Defina o que será avaliado

Antes de prosseguir com qualquer avaliação, se o objetivo é que ela seja precisa e eficiente, é preciso definir quais são os valores quantificáveis a se mensurar.

Principalmente num contexto de home office, alguns parâmetros se tornam ainda mais importantes na avaliação do profissional. Entre eles se destacam:

  • Comprometimento e responsabilidade – Em regime de home office, é absolutamente essencial que o profissional tenha comprometimento com seus afazeres e com os objetivos de sua equipe dentro da empresa; afinal, manter o foco e a disciplina trabalhando de casa pode ser um desafio.
  • Comunicação eficiente – Outra habilidade essencial ao profissional nessa circunstância é a de interpretar e passar informação de maneira clara, objetiva e eficiente. Mesmo com a facilidade em comunicação que a tecnologia proporciona, falhas de comunicação podem surgir por negligência, e resultar em perda de tempo e recursos.
  • Resultados – Talvez o parâmetro mais universalmente útil, a entrega de resultados por parte do colaborador é, em última instância, o objetivo principal da relação de trabalho entre ele e a empresa. Além disso, resultados demonstram aptidão em se adequar ao regime de trabalho remoto.

3. Construa a sua avaliação

Definidos os parâmetros a se medir e o tipo de avaliação a ser empregado, resta apenas construir o método de avaliação e aplicá-lo.

Sendo assim, é a hora de elaborar um questionário. Defina quais são as perguntas mais pertinentes para julgar o desempenho dos seus colaboradores quanto aos parâmetros que estabelecemos no ponto 2, bem como uma escala de avaliação (de 1 a 5 estrelas, 0 a 10, de insatisfatório a excelente, e assim por diante).

Além disso, você pode contar com o auxílio de software. Existem múltiplos programas disponíveis para organizar e gerenciar as avaliações de seus colaboradores e seus KPI’s (Ou key performance indicators/indicadores chave de performance), como por exemplo o Wrike ou Engagedly.