Foto de uma estagiária pensando
Posso fazer mais de um estágio na graduação?

O estágio é a porta de entrada do estudante de graduação para o ambiente profissional. É nessa fase que o aluno poderá colocar suas habilidades e conhecimentos em prática, desenvolvendo suas competências para a carreira que escolheu seguir.

Durante o período de estágio, o estudante tem a chance de vivenciar o contexto prático da sua futura profissão e aprender como funciona o dia a dia de uma empresa. No Brasil, o estágio é regulamentado por uma lei própria, que define todos os direitos e deveres dos estagiários e das empresas contratantes.

O trabalho do estagiário deve, obrigatoriamente, ser supervisionado por um profissional da área, a fim de que o estudante possa evoluir, aprender e se desenvolver. Além disso, ao final do estágio, é necessário fazer um relatório para apresentar à instituição de ensino, com todas as atividades que foram desempenhadas pelo estudante.

Quais são as principais regras do estágio?

A formalização do estágio ocorre por meio de um Termo de Compromisso de Estágio, que é assinado pelo estudante, pela empresa e pela universidade. Como regra, um estagiário pode ficar, no máximo, dois anos em cada empresa e o contrato pode ser rescindido antes do término previsto, caso seja da vontade de uma das partes.

Durante a graduação, o estudante pode fazer quantos estágios quiser. Por exemplo, se o curso superior tem duração de 4 anos, o aluno pode optar por estagiar em quatro empresas diferentes (uma por ano), para ter contato com novas realidades, rotinas e culturas organizacionais.

Não existe uma regra determinando quantos estágios o estudante pode fazer durante a graduação. Por isso, cada aluno pode gerenciar seus períodos de estágio da forma que for mais interessante para seus objetivos profissionais no futuro. O importante é que as oportunidades agreguem conhecimentos e experiências práticas na área de formação.

É recomendado que, ao longo da graduação, o estudante busque estagiar em várias empresas do segmento, para que possa conhecer mais de uma área de atuação dentro da sua profissão, para que faça networking e absorva o máximo de conhecimento prático. Vale ressaltar que a carga horária do estágio durante o ensino superior é de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais.