Quais são as áreas em alta/em ascensão no mercado de trabalho
Quais são as áreas em alta/em ascensão no mercado de trabalho

A pandemia de coronavírus vem se arrefecendo consideravelmente nos últimos meses, a medida em que a vacinação progride e as atividades sociais e econômicas aos poucos retornam à normalidade.

Ainda assim, é inegável que a pandemia provocou uma série de mudanças nas relações de mercado, consumo e trabalho – efeitos duradouros que ainda se fazem muitíssimo presentes no mercado de trabalho a despeito da perspectiva de fim do isolamento social.

Em decorrência dessas mudanças, algumas áreas do mercado de trabalho se sobressaem no número de contratações, apresentando muitas oportunidades para profissionais em busca de emprego.

Por isso, separamos aqui uma pequena lista das áreas em maior ritmo de ascensão no mercado de trabalho. Confira!

Recursos Humanos

Dadas as grandes mudanças organizacionais provocadas pela pandemia, o setor de recursos humanos apresentou um grande boom na demanda por profissionais qualificados.

Isso se dá porque a ampla difusão do regime de home-office requer grande cuidado e atenção por parte das empresas, a fim de garantir que a organização do ambiente de trabalho comporte as particularidades desse modelo e as necessidades dos profissionais.

Assim, a busca por profissionais de RH capacitados para orquestrar essa reestruturação e manejar os desafios do trabalho remoto tem crescido vertiginosamente.

Tecnologia da Informação

O setor de TI, já em alta antes da pandemia, fez apenas crescer com as mudanças provocadas pelo isolamento social nesse período de pandemia.

A demanda por profissionais qualificados nessa área, que já crescia em ritmo estonteante, ganhou ainda mais tração nos últimos anos, também em decorrência da realocação das atividades quotidianas ao regime remoto.

Ademais, soma-se a isso uma grande carência de trabalhadores qualificados e aptos a desempenhar trabalhos nessa área, fazendo dela solo fértil para oportunidades de trabalho.

Logística

Outra área em franco crescimento é a de logística e “supply chain”.

Com a necessidade de praticar isolamento social, a demanda advinda do mercado consumidor por serviços de entrega a domicílio cresceu exponencialmente.

Somando a isso as dificuldades na distribuição de mercadorias por diminuição da força de trabalho, sobrecarga portuária e outros reflexos negativos da pandemia, o estabelecimento de meios alternativos de distribuição de mercadorias se tornou uma grande prioridade.

Assim, as empresas passaram a buscar cada vez mais profissionais da área de logística, a fim de organizar mecanismos de tráfego e entrega de suprimentos e mercadorias.

Administração financeira

Um padrão que se repete dentro da imensa maioria das empresas em atividade é a necessidade de recalcular projeções, metas e estratégias financeiras.

Assim, profissionais qualificados para preencher cargos de CFO (Chief Finance Officer) são muito procurados por possuir o know-how necessário para rearranjar e otimizar os processos financeiros das companhias para acomodar as dificuldades da pandemia e traçar planos econômicos sãos para os futuro próximo.

Atendimento ao Consumidor

Por fim, é importante notar que, mesmo nas condições normais do mercado, é frequente que haja problemas no relacionamento entre empresa e consumidor.

Não é surpresa nenhuma então que, com a série de empecilhos impostos pela pandemia, esses problemas se tornaram ainda mais prevalentes.

Dessa forma, cada vez mais estão em alta procura os profissionais da área do “Customer Service”, ou atendimento ao consumidor: analistas responsáveis por administrar os processos de atendimento, direcionamento, escalonamento e resolução dos problemas e queixas no trato com o consumidor.