Revisitando o conceito de soft skills e hard skills
Revisitando o conceito de soft skills e hard skills

Quando se trata de compor um currículo completo e atraente para o mercado de trabalho, é imprescindível que o profissional dê o devido enfoque às suas habilidades, competências e formação profissional.

No entanto, não são apenas essas habilidades que as equipes de recrutamento das empresas avaliam na hora de escolher o candidato mais adequado para um cargo. Afinal, o desempenho do profissional dentro da empresa depende de muitos outros fatores além da sua capacidade técnica.

Dessa forma, cada vez mais o mercado de trabalho tende a valorizar profissionais com um bom equilíbrio entre as chamadas soft e hard skills. Já ouviu falar delas?

Seja a resposta para essa pergunta sim ou não, é importante que você tenha um bom entendimento sobre essas skills.

Por isso, nesse artigo, vamos destrinchar exatamente o que são as Soft Skills e Hard Skills, as vantagens que cada uma delas trás ao profissional e à empresa, bem como estratégias para mensurar e avaliá-las. Vamos lá!

O que são Hard Skills?

Skills nada mais são que, no inglês, habilidades. Assim, hard skills são aquelas que são objetivamente quantificáveis.

De maneira geral, são habilidades adquiridas através de estudo, treinamentos, cursos, experiência e outras formas de educação formal. Assim, não é infrequente que sejam facilmente reconhecíveis através de diplomas e certificados.

Alguns exemplos bastante comuns de Hard Skills são:

  • Graduação;
  • Proficiência em um determinado software;
  • Domínio de língua estrangeira;
  • Habilitação para conduzir veículos;
  • Títulos acadêmicos.

Esse tipo de skill costuma ser facilmente identificável, e tende a constar no currículo da imensa maioria dos profissionais.

Vale lembrar também que algumas dessas hard skills podem até mesmo ser pré-requisitos para vagas em determinados setores. Um bom exemplo disso é a necessidade de expertise no uso de Adobe Photoshop por profissionais da área de design gráfico.

O que são Soft Skills?

Soft skills, em contrapartida, são aquelas habilidades cuja natureza subjetiva e pessoal dificulta sua quantificação.

Valores pessoais, qualidades e virtudes do profissional enquanto indivíduo se enquadram aqui, e podem ser extremamente benéficos para o seu desempenho dentro da empresa.

No entanto, é pouco frequente que esse tipo de habilidade conste em um currículo. Afinal, não se pode comprová-las com tanta facilidade, sendo exigido um maior contato com o profissional.

Alguns exemplos clássicos de soft skills são:

  • Liderança;
  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Flexibilidade;
  • Ética;
  • Senso de dever.

Vale também lembrar que é grande a correlação entre as soft skills e as habilidades transferíveis, ou seja, aquelas habilidades que um profissional leva consigo de um trabalho para outro, mesmo que em duas áreas completamente diferentes.

Como avaliar Soft Skills e Hard Skills

Seja no momento do recrutamento ou ao longo da trajetória de um profissional pela empresa, é importante que o departamento de RH possa avaliar de maneira assertiva tanto suas soft skills quanto hard skills.

Por isso, é crucial que o time de Recursos Humanos estabeleça, num primeiro momento, quais são as hard skills e soft skills desejáveis pela empresa.

Assim, o processo começa no recrutamento: na descrição das vagas de emprego.