SEO: O que é e qual a sua importância
SEO: O que é e qual a sua importância

Existem três elementos básicos que compõem qualquer sistêma econômico: a produção, a distribuição e o consumo de produtos e/ou serviços

É, portanto, de extrema importância para qualquer empresa que busque sucesso em suas atividades econômicas, que seus processos contemplem de maneira minuciosa todas essas três facetas.

Contudo, é importante ressaltar o seguinte ponto: de nada adianta produzir e distribuir se não houver consumo. E para que haja consumo, é preciso que haja o Consumidor.

E é justamente por isso que a prospecção e retenção de consumidores ou clientes é foco de tanto esforço, atenção e discussão dentro do mercado de trabalho, independente do setor da economia.

Com o advento das tecnologias de informação, da internet e das ferramentas de pesquisa, o consumidor se tornou muito mais ativo na busca por produtos e serviços que supram suas necessidades.

Assim, o SEO, ou “Search Engine Optimization” se tornou uma ferramenta poderosíssima para que as empresas garantam que, nessa busca, o consumidor possa encontrá-las.

Mas, afinal, o que é SEO?

Como mencionamos, SEO é uma sigla advinda do inglês “Search Engine Optimization”, ou “Otimização de Motor de Pesquisa”.

Na prática, nada mais é do que a adequação das páginas da web de uma empresa aos parâmetros das ferramentas de pesquisa, como Google, Bing e outras, com o objetivo de facilitar que o consumidor alcance a empresa quando estiver procurando pelos serviços que ela oferta na internet.

Um exemplo bastante simples seria: uma empresa que vende bicicletas procura, através do SEO, garantir que seu website esteja na primeira página de resultados do Google quando alguém procurar nessa plataforma por bicicletas para comprar.

Quais as vantagens do SEO?

Dado que a imensa maioria dos usuários nunca passa da primeira página de pesquisa em plataformas de busca como o Google, garantir seu lugar nessa mesma página é nitidamente muito benéfico para qualquer empresa.

Contudo, esse não é o único objetivo do SEO, que apresenta também muitas outras vantagens, como:

  • Melhora na relevância do site da empresa dentro dos motores de busca;
  • Aumento do tráfego;
  • Melhora na qualidade do tráfego, com maior engajamento orgânico (ou seja, engajamento de consumidores genuinamente interessados nos produtos ou serviços fornecidos pela empresa);
  • Melhora significa no retorno sobre investimento (ROI), a medida em que a taxa de conversão de vendas melhora em decorrência da captação de clientes que já estavam buscando seu produto.

Como implementar o SEO na minha empresa?

Sabendo da importância e eficiência do SEO na captação e retenção de clientes e na taxa de conversão, é natural que seu próximo passo seja começar a aplicar o SEO dentro da sua empresa.

Por isso, separamos algumas dicas para facilitar e agilizar esse processo. Confira:

  • Procure entender como funciona o algoritmo de cada ferramenta de pesquisa, sobretudo do Google;
  • Estruture as URLs do seu website de maneira lógica;
  • Adeque as meta-descrições de suas páginas web;
  • Assegure que seu website é amigável a dispositivos móveis;
  • Defina palavras chave e as use com frequência, mas moderação;
  • Procure formatar seu conteúdo com o consumidor em primeiro lugar, mas não se esqueça do SEO;