Desenho de pessoas escalando livros
Transformando estágio em trabalho fixo

O estágio costuma ser o 1º passo na carreira profissional de todos os estudantes. Mas muito mais do que tornar-se estagiário, o sonho desses alunos é transformar a vaga em uma oportunidade de trabalho fixo.

Quando o tempo do estágio está chegando ao fim, as empresas têm 3 opções: dispensar o profissional, prorrogar seu contrato ou efetivar o estudante. Para que essa última alternativa seja a escolhida, algumas dicas podem ajudar.

Dicas para ser efetivado na empresa depois do estágio

Muitas ações podem ser tomadas pelos estagiários para garantir o trabalho fixo após o estágio, mas algumas, em especial, acabam dando mais destaque nesse início de carreira. Confira quais são elas e como aplicá-las no dia a dia profissional:

Seja excelente: uma das dicas mais importantes é, sem dúvidas, buscar sempre executar um trabalho de qualidade e diferenciado. É durante o estágio que a empresa conhecerá o novo profissional. Por isso, é primordial que ele execute sua função com excelência e que seja proativo com o restante da equipe.

Peça um feedback: o estágio costuma durar, em média, 1 ano, no máximo 2. Durante esse tempo, vale sempre pedir um feedback para os supervisores, ou seja, as pessoas que trabalham junto com o profissional. A partir dessas avaliações, o estagiário pode melhorar seu posicionamento e acabar encantando a equipe, o que é ótimo na hora da decisão de efetivar, ou não, aquele profissional.

Conhecimento sempre: os estagiários são profissionais ainda em formação, então, é comum não entenderem algum termo ou apresentarem dificuldades na execução de algum trabalho mais complexo. A dica para solucionar esse problema é sempre buscar mais conhecimento. Veja o estágio como uma oportunidade de crescimento, tire todas as suas dúvidas e aproveite essa chance.

Expresse sua vontade: também é sempre válido dizer à empresa e, principalmente, aos gestores a vontade de transformar o estágio em uma vaga fixa. Demonstrar esse interesse é positivo e exterioriza a evolução que o aluno quer dar à sua carreira. Além disso, conversar sobre o tema com seus superiores é uma grande oportunidade de networking.

Gostou desse tema?

Para continuar tendo dicas de como impulsionar a sua carreira, leia os conteúdos aqui do nosso blog. Sempre postamos novos textos sobre a entrada ou a recolocação de profissionais no mercado de trabalho!