Seja em qualquer segmento da economia, se destacar em meio à concorrência é um desejo (ou até mesmo uma necessidade) de essencialmente qualquer empresa que busque o sucesso.
Isso acontece porque, cada vez mais, o mercado consumidor se torna exigente e criterioso ao escolher com quais empresas fazer negócio; comportamento em grande parte devido ao aumento do poder de compra da população e do crescimento da concorrência em razão do advento do e-commerce.
Para se destacar, no entanto, é preciso que as empresas procurem se munir das chamadas Vantagens Competitivas.
Mas o que, exatamente, são as vantagens competitivas? Como uma empresa pode obtê-las? E, sobretudo, como exatamente uma empresa pode capitalizar sobre essas vantagens para beneficiar seus negócios?
Nesse artigo, vamos responder todas essas perguntas e elaborar ainda mais sobre vantagens competitivas para que você, interessado, possa aplicar esse conhecimento dentro da sua empresa. Confira!

O que são as vantagens competitivas?

Por definição, uma vantagem se trata de um fator ou condição que confira a alguém uma posição de vantagem ou adiantamento com relação aos outros. Quando se trata, no entanto, das vantagens competitivas, é preciso aplicar esse conceito ao contexto do mercado.
Sendo assim, uma vantagem competitiva se trata de nada mais, nada menos que um diferencial que leva o cliente a contratar os serviços de uma empresa em detrimento de outra.
Essa vantagem pode se manifestar de diversas formas, como por instância através de um produto de qualidade superior, preços mais acessíveis, melhor atendimento ao consumidor, melhor controle de qualidade, marketing e design atraente ou inovador, etc.

Como obter vantagens competitivas?

Obviamente, obter vantangens competitivas pode ser consideravelmente diferente a depender do setor da economia em que a empresa atua. No entanto, algumas ideias permanecem constantes.
Primeiramente, não custa lembrar que é absolutamente imprescindível sempre zelar pela excelência em todo o processo de atuação da empresa. Mantendo um mindset que coloca resultados em primeiro lugar, adquirir vantagens competitivas se torna uma consequência.
No mesmo sentido, manter alta a motivação dos funcionários e se assegurar de que eles estão a bordo da missão e projeto da empresa também promove a excelência que acabamos de mencionar, além de fomentar o surgimento de soluções criativas e eficientes.
Por fim, é crucial que se trabalhe pesadamente sobre o feedback dado pelos clientes. Afinal, as informações nele contidas podem ser a chave para identificar não apenas as fraquezas do empreendimento, mas também oportunidades de melhora e de captação de vantagens competitivas.

Como ter vantagens competitivas afeta uma empresa?

O mercado atual apresenta concorrência cada vez mais impiedosa, o poder de barganha dos clientes é maior do que nunca e suas demandas são cada vez mais exigentes. Dessa maneira, ter uma vantagem em relação à concorrência não só serve para captar clientes no curto prazo, mas também agrega uma série de outros benefícios.
Dentre eles, ressaltamos os seguintes: aumento nas vendas, aceleração do crescimento, fidelização de clientes, construção de uma boa imagem para e empresa, aumento na receita e no retorno sobre investimento e assim por diante.