Você sabe o que é microlearning?
Você sabe o que é microlearning?

Não é segredo nenhum que, dada a velocidade com a qual o mercado de trabalho moderno se atualiza e evolui, o constante aprendizado e aprimoramento da força de trabalho é necessidade absoluta para o sucesso de qualquer organização.

No entanto, essa mesma velocidade pode oferecer uma série de desafios.

Afinal, a frequência com a qual novas informações ou habilidades precisam ser incorporadas no arsenal de um profissional é tanta, que o tempo passa a ser um recurso cada vez mais escasso.

Justamente por isso, novos métodos de treinamento e aprendizado vêm ganhando tração dentro das empresas. Dentre elas, se destaca o Microlearning, tanto por sua eficiência quanto pela conveniência.

Mas o que é, então, o microlearning?

Vamos, nesse artigo, responder essa e outras perguntas; elaborando sobre o microlearning e suas muitas vantagens. Confira a seguir!

O que é microlearning?

Microlearning nada mais é do que um método de ensino online, baseado na quebra do aprendizado em múltiplas parcelas de conteúdo, e em sessões curtas.

Através desse fracionamento, o microlearning busca aumentar o aproveitamento dos profissionais que estão sendo treinados, fazendo com que internalizem cada pequena sessão de treinamento sem deixar de compreender o conteúdo como um todo.

Sua popularidade no mercado de trabalho se deve, em grande parte, à grande eficiência que o método apresenta quando se trata de capacitar os trabalhadores dentro de uma empresa.

Por que o microlearning funciona?

Na prática, é perceptível que o microlearning é uma metodologia de aprimoramento muito eficiente.

Isso acontece porque, além de facilitar e simplificar o aprendizado, a metodologia se estabelece com base em princípios científicos.

Sabe-se, através da neurociência, que o período pelo qual o cérebro humano consegue se concentrar em uma mesma coisa, sem interrupções ou distrações, é em média bastante curto.

Mais do que isso, estudos indicam que com o advento das tecnologias modernas de informação, esse curto período (conhecido normalmente como ”attention span” ou limiar de atenção) vem diminuindo, tendo decaído de cerca de 12 segundos para, atualmente, aproximadamente 8 segundos.

Por isso, manter as sessões de ensino curtas facilita o processo de aprendizado e permite melhor aproveitamento por conta da maior facilidade em manter o foco e absorver a informação.

Some a isso a facilidade e conveniência de acessar o conteúdo online, de qualquer lugar e a qualquer momento e temos aí a receita perfeita para um método muito eficiente de ensino.

Quais as vantagens do microlearning?

Além das duas grandes vantagens já mencionadas, eficiência e conveniência, o microlearning apresenta ainda uma vasta série de outros benefícios:

  • Facilidade na produção – Com alguns equipamentos básicos de gravação como uma câmera e um microfone, um microlearning pode ficar pronto com bastante velocidade e estar disponível para o consumo em pouquíssimo tempo;
  • Facilmente reaproveitável – Após produzido, o material de ensino pode ser reaproveitado indefinidamente, sempre que for necessário repassar o conteúdo para novos profissionais ou reforçá-lo para os antigos. Além disso, dada a sua curta duração, quaisquer atualizações necessárias podem ser feitas com facilidade, sem precisar mudar o material todo por conta de uma pequena alteração;
  • Baixo custo – Exatamente pelos dois motivos anteriores, esses pequenos conteúdos de microlearning têm custo muito baixo, sendo uma alternativa de treinamento muito economicamente viável;
  • Possibilidade de conteúdos multimídia – Além disso tudo, é possível que o microlearning seja aplicado nas mais variadas mídias, não sendo restrito apenas a videoaulas. Alguns bons exemplos são jogos, quizes e toda sorte de conteúdo interativo que melhora a retenção da informação.