Você sabe o que é Omnichannel?
Você sabe o que é Omnichannel?

O mundo vem sofrendo grandes mudanças nas últimas décadas, em grande parte por influência das novas tecnologias de informação. Assim, não é surpresa alguma que as relações de consumo tenham, também, sido modificadas.

Justamente por isso, novas estratégias e dinâmicas se estabeleceram dentro do mercado, numa tentativa de acompanhar essas mudanças e adequar os modelos de negócios das empresas a esses novos padrões de consumo.

Dentre essas estratégias, destacamos hoje o Omnichannel. Já ouviu falar?

O que é Omnichannel?

Para definir bem o conceito de Omnichannel, é preciso desconstruir o termo com base em suas raízes etimológicas. Omni, do latim, significa tudo, todos. Já Channel, advindo da língua inglesa, quer dizer canal.

Assim, fica simples compreender: Omnichannel nada mais é que uma estratégia na qual se procura estabelecer presença e relacionamento com o consumidor através de todos os canais possíveis.

Qual o objetivo do Omnichannel?

O Omnichannel tem origem na necessidade de solucionar os problemas de uma outra estratégia: o Multichannel.

Como dissemos, as tecnologias de informação mudaram dramaticamente os padrões de consumo. Em resposta a isso, o Multichannel se propõe a relacionar empresa e cliente através de múltiplas vias: website, telefone, aplicativo, redes sociais, etc.

A principal vantagem desse modelo reside na individualização do atendimento, de maneira que o cliente consegue consumir os serviços ou produtos de uma empresa pelo canal de sua preferência ou maior conveniência.

Contudo, o Multichannel apresenta um grande novo problema: a inconsistência.

Dessa forma, o Omnichannel procura universalizar a imagem, o atendimento, Controle de Qualidade e serviços da empresa em todos os canais nos quais ela opera, de maneira integrada e consonante.

Quais as principais vantagens do Omnichannel?

Quando aplicado de maneira apropriada, a estratégia Omnichannel traz consigo grande benefício para a empresa principalmente por contribuir significativamente para a excelência de seus serviços.

Clientes captados por um sistema multicanal bem integrado se relacionam com a empresa da maneira que mais lhes agrada, apresentando tendência a uma maior retenção e fidelização.

Além disso, a presença em múltiplas plataformas viabiliza a captação de consumidores que, do contrário, talvez fossem inacessíveis.

Como aplicar o Omnichannel?

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer os canais de relacionamento com o consumidor que se deseja integrar à estratégia.

Em seguida, é importante dispender esforços no sentido de tornar os serviços, informações, preços e controle de qualidade iguais em todos esses canais.

Além disso, é absolutamente essencial a coleta e armazenamento de dados, a fim de detectar quaisquer áreas em potencial podem estar deixando a desejar, quais canais concentram maior atividade e qual o perfil do seu público alvo, bem como quais demandas podem ser previstas.

Ademais, vale ainda ressaltar a importância da mudança na cultura organizacional da empresa a fim de acomodar as necessidades e desafios da estratégia Omnichannel.

É importante trabalhar junto do departamento de Recursos Humanos e dos gestores para assegurar que todos estejam “no mesmo barco” quanto à implementação do Omnichannel.