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Você sabe o que são habilidades transferíveis?

Trocar de cargo, empresa ou até mesmo de ocupação é uma experiência inquestionavelmente complicada, principalmente se você desempenha a mesma função ou está na mesma área há muito tempo.

Num primeiro momento, pode parecer que todas as habilidades, conhecimento técnico e experiência que você angariou ao longo dos seus anos de carreira serão desperdiçados, por não serem úteis nessa nova etapa da sua carreira.

No entanto, muitas habilidades desenvolvidas ao longo de uma carreira são o que se chama de “habilidades transferíveis” ou “soft skills”, aquelas que são inespecíficas a um emprego ou mesmo a um ramo de trabalho.

Por isso, esteja você passando por uma fase de transição na sua carreira ou se preparando para o dia em que essa mudança chegará, é imprescindível que você cultive cuidadosamente esse tipo de habilidade que te acompanhará por toda a extensão da sua carreira.

Sendo assim, separamos para você uma pequena lista de habilidades transferíveis nas quais você pode trabalhar. Confira!

Trabalho em equipe e comunicação

Para a esmagadora maioria dos profissionais, a habilidade de comunicar com clareza aos seus colegas de trabalho aquilo que se pensa é absolutamente essencial.

Uma boa comunicação assegura que todos estejam trabalhando na mesma frequência, diminuindo as falhas humanas ocasionadas por desentendimentos e confusões e, por conseguinte, aumentando a produtividade. Não é a toa que uma boa capacidade de comunicação é uma das qualidades que as empresas estão procurando nos funcionários.

A comunicação clara e efetiva se faz ainda mais importante quando se fala em trabalho em equipe. O fluxo claro de ideias entre os integrantes de um grupo é um dos ingredientes essenciais para o sucesso de qualquer projeto em grupo.

Não apenas isso, mas é importante que você seja também capaz de lidar com as frustrações inerentes aos trabalhos em grupo. Administrar os vários inputs de ideias e manter a harmonia entre os integrantes, apesar de eventuais discordâncias, pode te tornar uma peça chave em diversas empresas.

Organização e gestão do tempo

Saber, de maneira funcional, estabelecer um cronograma de metas e prazos; definindo o grau de prioridade de cada objetivo racionalmente é uma habilidade universalmente útil, que pode fazer toda a diferença tanto ao competir por um cargo quanto ao desempenhá-lo.

Uma rotina de trabalho bem organizada pode fazer uma diferença drástica no desempenho de um profissional, e a habilidade de mantê-la é uma soft skill valorizadíssima no mercado de trabalho.

Adaptabilidade e resolução de problemas

Trabalhar com eficiência técnica, na teoria, é uma coisa. Manter o desempenho frente ao estresse e aos revezes da rotina de trabalho é uma habilidade que nem todos possuem, e que por sua vez se trata de uma soft skill que você pode aplicar em qualquer cargo que venha a ocupar.

Ser flexível e trabalhar de maneira orientada a superar problemas e promover soluções inteligentes é uma soft skill valiosíssima.

Por fim, gostaríamos de ressaltar a importância de não apenas cultivar, dentre outras, essas habilidades transferíveis; mas também de incorporá-las ao seu currículo de alguma forma mensurável.

Pense bem, é certo que alguma das suas realizações profissionais ressalta alguma das suas soft skills. Por isso, não se esqueça de colocar, junto das suas qualificações profissionais técnicas (ou hard skills), as suas habilidades transferíveis sob os holofotes.