5 dicas para se dar bem numa entrevista de emprego
5 dicas para se dar bem numa entrevista de emprego

Entrevistas de emprego são eventos pelos quais todo profissional passa algumas vezes ao longo de sua carreira. Por isso, sempre é de grande relevância discutir as melhores maneiras de se abordar esse tipo de situação.

No entanto, com a pandemia de coronavírus, esse tema tem se tornado mais e mais importante; a medida em que cresce o número de profissionais buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, seja por conta do desemprego ou das mudanças ocasionadas pela pandemia.

Sendo assim, separamos uma pequena lista de dicas para que você se destaque em meio à concorrência, mesmo nesse cenário atípico. Vamos lá:

1. Seja profissional

Pode parecer óbvio, mas você se surpreenderia com o quão longe simplesmente ser um profissional dedicado e responsável pode te levar.

Faça o dever de casa: monte um bom currículo, pesquise sobre a empresa na qual pretende ingressar e seja pontual para a entrevista; afinal, todos esses são indicadores de quão competente e responsável você seria caso fosse contratado.

2. Cause uma boa primeira impressão

O primeiro contato real entre você e a empresa se dá durante a entrevista de emprego. Assim, é de extrema importância que você se apresente de maneira a causar a melhor impressão possível no curto período que a entrevista abrange.

Procure se vestir e comportar de maneira apropriada. Uma entrevista de emprego, por mais despojada que seja a atmosfera dentro da empresa, é um momento de formalidade.

Assim, o ideal é que você se vista de maneira discreta, objetiva e profissional. Não é preciso exagerar na formalidade, mas sim se adequar aos parâmetros da empresa em questão.

Calças, sapatos fechados e uma camisa social devem desempenhar bem esse papel na maior parte das entrevistas de emprego.

No geral, o objetivo é evitar que suas roupas passem a mensagem errada sobre você. Assim, mire num look simples e profissional que não chame atenção e permita que o foco da entrevista permaneça nas suas competências enquanto profissional.

3. Mantenha a formalidade

Principalmente em empresas onde o ambiente é mais leve, não é incomum que candidatos acabem ficando à vontade demais.

Por isso, é importante salientar: por mais amigável que seja seu entrevistador, não se esqueça que ele não é seu amigo. Evite cair na informalidade e seja estritamente profissional.

Confundir polidez e simpatia como um convite para fazer piadas ou desviar o foco da entrevista é um erro grave.

4. Seja genuíno

Criar uma fachada ou personagem que reflete aquilo que você acha que a empresa está procurando pode parecer uma boa ideia à primeira vista. Mas não se engane: seus entrevistadores estão muito bem equipados para identificar esse tipo de construção.

Procure ser você mesmo, colocando os holofotes nas suas melhores qualidades e naquilo que você acha que pode agregar no contexto da empresa.

Parecer falso ou fabricado durante uma entrevista de emprego pode te custar muitas oportunidades.

5. Venda seu peixe

Uma entrevista de emprego definitivamente não é a hora para modéstia ou arrogância. Seja objetivo quanto às suas qualidades, competências e realizações.

É bom estar preparado: esteja em posse de números e resultados concretos no seu passado profissional, mas não se esqueça de enfatizar suas soft skills, como capacidade de liderança ou trabalho em equipe, agilidade em aprender, organização ou diligência.

Assegure que suas qualidades estão em evidência para que o entrevistador as veja, e suas chances de contratação serão muito maiores.