Foto de uma carteira de trabalho
Como tirar a carteira de trabalho

A CTPS, também conhecida como Carteira de Trabalho e Previdência Social, é um documento oficial e muito importante para os profissionais brasileiros, independentemente da sua função ou área de atuação.

Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho, o MTE, e já existe há mais de um século. O objetivo da carteira é identificar cada um dos profissionais e garantir seu vínculo com as empresas contratantes.

Também é importante ressaltar que seu uso é obrigatório para todos os profissionais que prestem algum tipo de serviço a uma corporação que esteja em território brasileiro.

Mas onde e como tirar esse documento?

A Carteira de Trabalho pode ser tirada facilmente em qualquer um dos mais de 2.500 postos credenciados e autorizados pela Secretaria de Previdência do Trabalho, como o Poupatempo, o Ganha Tempo, a Unidade de Atendimento Integrado ou a Casa do Cidadão.

Desde 2017, o Brasil possui a carteira de trabalho digital, que está substituindo gradualmente as carteiras em papel. O aplicativo é usado a partir do número do CPF dos trabalhadores para todos os novos contratos assinados. O documento digital pode ser obtido com cadastro por meio deste site.

Vale ressaltar novamente que todos os cidadãos brasileiros que tenham CPF também já possuem uma versão digital da CTPS. O profissional que quiser ter acesso a esse documento só precisa fazer seu cadastro no site do Governo Federal. A carteira de trabalho digital pode ser acessada em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

Vantagens desse documento

Além de ser obrigatório, esse documento ainda garante a cada um dos profissionais brasileiros uma série de benefícios e direitos trabalhistas que estão previstos na legislação, como, por exemplo:

  • FGTS;
  • Seguro-desemprego;
  • 13° salário;
  • Férias;
  • E muito mais.

Se o profissional atuar sem a CTPS, seus direitos fundamentais não poderão ser solicitados, já que não haverá um vínculo legal entre esse funcionário e a empresa contratante.

Ainda tem dúvidas?

Se o profissional ainda estiver com dúvidas sobre a retirada desse documento, basta procurar um dos postos de atendimento e conversar com os profissionais. Não deixe de tirar sua carteira de trabalho e tenha seus direitos trabalhistas resguardados!