Desenho de recrutador selecionando candidato pelo currículo
Currículo Lattes: o que é, como fazer?

O currículo lattes é um termo muito conhecido e usado entre os profissionais que atuam na área acadêmica, como mestres e doutores. Esse documento é essencial e capaz de determinar se os candidatos conquistarão, ou não, bolsas para a realização de pesquisas em suas áreas de atuação. Além disso, o lattes também é essencial para quem deseja lecionar em universidades públicas e particulares.

Mas o que é o currículo lattes?

Basicamente, é um tipo de currículo acadêmico feito diretamente na plataforma conhecida como Lattes. Esse documento é buscado, principalmente, por pesquisadores, docentes e alunos que almejam uma bolsa de estudo do CNPQ, para a realização dos seus trabalhos.

Além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, outras instituições, órgãos públicos e agências também utilizam a plataforma para recrutar seus candidatos.

Como montar o currículo lattes?

A criação desse documento é muito simples e intuitiva. Os candidatos conseguem fazer o currículo inteiramente de forma online, por meio da plataforma Lattes.

Para ficar mais fácil de entender a maneira como esse documento é montado, listamos abaixo o passo a passo para a sua produção. Confira:

  • Cadastro básico na plataforma;
  • Inclusão das informações pessoais;
  • Acréscimo dos dados acadêmicos e profissionais;
  • Confirmação de todas as informações;
  • Atualização do currículo.

Antes mesmo de iniciar a inclusão de todos os dados do candidato, é necessário que ele faça o cadastro na plataforma Lattes. Somente após esse processo, ele poderá completar o documento.

Depois da realização dessa primeira etapa, chega a hora de colocar todos os seus dados pessoais, como nome e outras informações. Além disso, também é possível incluir uma foto.

Logo depois, chega o momento de colocar todos os dados acadêmicos, que incluem as experiências profissionais já vividas, as pesquisas já realizadas pelo candidato em questão e seus artigos, estudos e livros publicados.

Também é necessário incluir os dados sobre a formação acadêmica, como instituição e área da graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e outros títulos acumulados ao longo da vida.
Para finalizar, é necessário revisar cuidadosamente todas as informações, fazer as mudanças, caso seja necessário, e atualizar o currículo, para que o link da plataforma possa ser enviado, sempre que preciso.

Vale ressaltar que um currículo lattes bem montado, com todas as informações exigidas e feito da maneira correta, é essencial para que o candidato receba uma bolsa para a realização de uma pesquisa científica. Acesse a plataforma Lattes e saiba mais!