Ilustração de recrutador escolhendo um currículo
Devo fazer um currículo diferente para cada vaga de emprego?

O currículo é sua primeira apresentação para conquistar aquela vaga de emprego que tanto deseja. Através dele, você pode conquistar ou não a oportunidade de passar para a próxima fase de uma seleção.

Para atrair a atenção do recrutador, seu currículo deve se enquadrar dentro daquilo que ele procura e, por isso, sim, personalizar seu currículo para cada vaga é uma estratégia que funciona – e muito!

Algumas informações são padrão e essenciais em todos os currículos. Nome, endereço e contato, por exemplo, são itens que não podem faltar.

Existem também algumas habilidades e características que podem ser comuns, ainda mais se todas as vagas para as quais você for aplicar o currículo forem dentro de uma mesma área. Contudo, para cada vaga, com certeza existem algumas particularidades.

O que personalizar?

Objetivo profissional: dentro de um currículo, não é adequado colocar mais de uma função de interesse. Isso pode dar a impressão de falta de foco, como se o candidato estivesse tentando qualquer vaga, sem uma pretensão objetiva. Por isso, adeque seus objetivos dentro da oportunidade disponível.

Habilidades: exiba as habilidades que irão te favorecer dentro da vaga. Quais habilidades te diferenciam dos demais candidatos? Cuidado para não falar coisas que não são necessárias para desenvolver o trabalho que você procura.

Experiência profissional: caso você esteja no início da sua carreira, não tenha medo em colocar todas as suas experiências. Entretanto, se você já passou por diversos empregos, selecione aqueles nos quais você teve mais realizações positivas ou desenvolveu mais experiências que possam agregar à nova vaga.

Layout: esta etapa do currículo é um tanto polêmica. É preciso ter cuidado na hora de montar a parte visual do documento, já que muitas empresas preferem um currículo padrão, simples e discreto. Para algumas vagas, como na área de publicidade e marketing, é legal utilizar um layout mais moderno. Algumas empresas, como as startups, por exemplo, também apreciam currículos criativos e portfólios. O importante é estar atento àquilo que a vaga que você vai disputar realmente pede.  

Com essas dicas, seu currículo ficará muito mais assertivo e suas chances de ser notado pelo recrutador aumentarão muito! Boa sorte!