Ilustração de um homem em busca de sucesso
Plano de carreira: Como elaborar o seu

Você sabe onde quer chegar com a sua carreira? É provável que você tenha em mente algumas metas e objetivos, mas orientar sua trajetória no sentido de alcançá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, com as pressões do dia-a-dia, eles tendem a ficar fora de perspectiva.

Assim, construir um plano de carreira pode se provar extremamente útil para que você possa, conscientemente, tomar as decisões que mais se alinhem com os seus objetivos de longo prazo.

Mas como construir um plano de carreira?

Sem alguma orientação, construir um plano de carreira pode parecer um trabalho vago, abstrato e até mesmo confuso. Por isso, nesse artigo, vamos simplificar o processo para você em alguns poucos passos fáceis e rápidos.

Defina seus objetivos

O primeiro passo para se chegar a algum lugar, é claro, é decidir aonde você quer chegar. Defina especificamente o que você pretende alcançar com a sua carreira, você vai precisar manter esses objetivos em mente ao longo de toda a construção do seu plano de carreira.

Trace estratégias

Avalie o estado em que você se encontra agora. Compare-o, então, com o estado que você deseja alcançar. Como você acha que pode chegar de um ponto ao outro? Defina uma estratégia: busque cursos de auto aperfeiçoamento, aprenda novas línguas e habilidades, trace rotas entre cargos ou funções que você gostaria de exercer e estabeleça planos para conquistá-los.

Para cada perfil profissional ou carreira, essas estratégias podem ser drasticamente diferentes. Cabe a você definir os detalhes sobre a rota que considerar a mais eficiente para alcançar seus objetivos.

Estipule prazos

A grande vantagem de formular-se um plano de carreira é que ele serve como uma ótima ferramenta para manter seus objetivos em foco. Por isso, é imprescindível que, no seu plano de carreira, você delimite deadlines e prazos para alcançar cada objetivo e nova etapa do seu plano.

Dessa forma, você se obriga a tirar o plano do papel, e materializa no mundo real a sua própria trilha, passo-a-passo rumo aos seus objetivos.

Reavalie seu plano sempre que necessário

Não se preocupe se, eventualmente, você descumprir algum dos seus prazos. Nem tudo na vida sai como o planejado, e quando isso ocorrer, basta que você tome algum tempo para reavaliar e ajustar seu plano.

Ter um plano de carreira sólido e bem definido é sempre útil, como ter um mapa de vôo, mesmo que você precise fazer alguns desvios de rota.

O mesmo é verdadeiro quando se trata, também, dos seus objetivos. É natural que, com o amadurecimento ao longo dos anos, bem como por mudanças inesperadas nas circunstâncias da sua vida, você desenvolva novos objetivos e até mesmo abandone alguns outros.

Se isso vier a acontecer, não se preocupe. Revisite os passos anteriores e estabeleça as mudanças necessárias no seu plano de carreira com base nos seus novos objetivos.

Em caso de mudanças mais drásticas, não tenha medo de descartar e reescrever seu plano de carreira do zero. Não há motivo para se prender a um plano que não reflete seus objetivos atuais.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender a vital importância de um plano de carreira e como construí-lo pode te ajudar a alcançar os objetivos que tem para sua carreira.