Quais as características esperadas de um líder?
Quais as características esperadas de um líder?

Em essencialmente qualquer setor do mercado de trabalho, as competências e habilidades de um bom líder são, frequentemente, uma ferramenta imprescindível.

Mas o que exatamente caracteriza um líder? Quais, precisamente, são essas habilidades? Principalmente com as novas dinâmicas provenientes do cenário de home office, nem sempre é fácil identificar as respostas para essas perguntas.

Por isso, listamos aqui algumas das principais características esperadas de um líder pelas empresas. Confira!

1. Liderar através de exemplo

Uma das principais características que configuram um líder é a capacidade de estabelecer um bom exemplo. Afinal, de nada adianta cobrar que seus subordinados se adequem a um determinado padrão se você mesmo não o faz.

Desempenhar papel exemplar dentro do contexto da empresa e da equipe profissional é a melhor maneira de influenciar o comportamento e desempenho dos seus subordinados.

2. Passar segurança

Com uma posição de relativa autoridade diante do resto da equipe, cabe ao líder adotar uma postura que incentive o bom funcionamento de sua unidade.

Intimidar sua equipe e ser um “carrasco” pode parecer tentador, mas um bom líder é aquele que usa o seu carisma para estabelecer confiança entre si mesmo e seus subordinados, incentivando e encorajando sua equipe a entregar o melhor desempenho possível.

3. Conhecer e aplicar os talentos

Um bom líder conhece profundamente as competências, talentos e fraquezas de cada integrante de sua equipe.

Através desse conhecimento, o líder é capaz de delegar tarefas àquele mais apto a realizá-las com excelência e eficiência, de maneira a otimizar o processo de conclusão dos objetivos e assegurar desempenho máximo para toda a equipe.

4. Dar feedback

Ser capaz de identificar e recompensar bons resultados é uma ótima maneira de cementar comportamentos produtivos dentro da equipe. Por isso, a capacidade de consistentemente dar esse feedback é imprescindível para o líder.

Além disso, é importante também que se dê o feedback quanto às eventuais falhas dos integrantes da equipe, de maneira que eles mesmos possam mais facilmente identificar e preencher essas lacunas.

5. Estabelecer e alinhar expectativas

É crucial, também, que tão cedo quanto possível, o líder defina junto da equipe quais são as expectativas que tem para o grupo e para cada membro individualmente.

Essa prática ajuda a integrar a equipe à empresa e ao projeto e, acima de tudo, previne que erros e falhas surjam simplesmente pelo desconhecimento dos subordinados sobre o que é esperado deles.

Assim, a capacidade de estabelecer essas expectativas de maneira organizada (e sem comprometer as relações interpessoais dentro da equipe) é uma ferramenta imprescindível no arsenal de qualquer líder.

6. Tomar decisões

Por fim, uma das habilidades mais valorizadas em um líder é a capacidade de tomada de decisões. Essa competência exige profundo conhecimento do cenário de atuação da equipe, e boa capacidade de atuar sob pressão.

Quando o plano de ação vai de encontro com alguma limitação do mundo real, é absolutamente vital que o líder esteja devidamente equipado para tomar a melhor decisão possível de maneira ágil e precisa.