Usando a tecnologia para reforçar o aprendizado
Usando a tecnologia para reforçar o aprendizado

A necessidade de se atualizar e aprimorar constantemente é uma das características mais marcantes do mercado de trabalho na atualidade. Afinal, o mundo muda cada vez mais rápido, acompanhado por novas tendências, demandas e desejos do mercado consumidor.
Nesse sentido, a tecnologia vem se provando como uma ferramenta extremamente útil para viabilizar, reforçar e sedimentar o aprendizado necessário para se manter em dia com essas mudanças.
Principalmente em decorrência da pandemia de coronavirus e do decorrente isolamento social por ela imposto, tais aplicações da tecnologia tem sido postas à prova pela necessidade todos os dias, e os resultados apresentados são bastante positivos.
Por isso, abordamos nesse artigo algumas das principais maneiras através das quais a tecnologia pode influenciar positivamente o processo de aprendizado, bem como algumas dicas para que você possa tirar delas o melhor proveito na sua jornada de atualização e aperfeiçoamento profissional. Confira!

Maior autonomia do aluno

Por facilitar tremendamente o acesso à, virtualmente, qualquer informação, o emprego da tecnologia no aprendizado propicia ao estudante muitíssima autonomia.
Estando apto a colher e confirmar informações relevantes ao processo de estudo com apenas alguns poucos cliques, o estudante é capaz de organizar seu aprendizado da maneira que mais lhe convir.
Além, no entanto, de conferir conveniência ao aprendizado, essa autonomia implica em uma melhora na motivação, empenho e adesão no estudo.

Estimulo à proatividade

A incorporação da tecnologia no estudo oferece, também, grande estímulo a proatividade por parte do estudante.
Como dissemos anteriormente, essencialmente qualquer informação está ao alcance dos dedos dos alunos graças à Internet e, por isso, a tecnologia faz com que os estudantes se tornem progressivamente mais inclinados a buscar as proprias respostas.
E não para por aí: além de suscitar a proatividade, a aplicação da tecnologia no estudo promove, também, desenvolvimento de pensamento critico, habilidades de pesquisa e outras competências associadas à melhora geral na capacidade de aprendizado.

Viabilização da integração profissional

Principalmente quando o assunto é educação profissional, estabelecer uma presença virtual nos meios de informação, partilha de informações e debate acerca da área de atuação profissional é absolutamente vital.
Seja em fóruns, grupos ou “message boards”, é possível se informar e atualizar através do intercâmbio de ideias e informações com outros profissionais da área, processo no qual também podem se estabelecer firmes relações de networking profissional.

Maior apelo sensorial

Não é novidade que a capacidade humana de concentração é bastante limitada. Atualmente, se somam a isso, ainda, a crescente quantidade de distrações e o constante bombardeio de informações que todos experienciamos no mundo modern.
Sendo assim, não é de surpreender que esteja mais difícil a cada dia que as pessoas consigam manter o foco em mídias tradicionais por tempo o suficiente para ter um bom aproveitamento no estudo.
E é justamente aí que a tecnologia oferece mais um grande benefício ao aprendizado. Ao incorporar tecnologias multimídia, gamificação, e até mesmo de realidade aumentada, é possível melhorar drasticamente o engajamento e foco na hora de se debruçar sobre o material de estudo.