Desenho de uma pessoa analisando seu currículo
Dicas para melhorar o currículo

A primeira etapa da seleção para uma vaga de emprego acontece quando o recrutador seleciona os melhores CVs. Por isso, separamos algumas dicas para melhorar o currículo e, como consequência, aumentar suas possibilidades de ser chamado para uma entrevista de emprego.

1- Redija com cuidado para não ter erros de português

Escreva o currículo com atenção e cuidado. Se possível, peça para alguém capacitado (como um jornalista ou um professor de português) verificar se há erros de ortografia e incoerência. Aproveite a ajuda para elaborar uma mensagem direta, melhorando sua apresentação para o cargo.

2- Aproveite o CV para destacar o seu real diferencial

Imagine que o recrutador recebe centenas de CVs para analisar e, destes, somente alguns serão selecionados. Por isso, apresente um diferencial, um motivo verdadeiro que torna você melhor preparado para a vaga disponível. Deixe isso claro em uma mensagem direta. Isso pode ajudar a melhorar o currículo.

3- Não minta e evite frases genéricas

Para melhorar o currículo é essencial retirar frases feitas como “profissional comprometido” e outras avaliações de si mesmo. Deixe para o recrutador a tarefa de avaliar sua personalidade. Também retire informações supervalorizadas, coloque o seu nível real de inglês e não inclua cursos que não tenha feito. Isso ajuda a melhorar o currículo!

4- Coloque sua área de atuação de forma específica

Na sua área de atuação, seja sucinto e coloque no que você trabalha. Por exemplo: Comunicação e Marketing, Secretária, Relações Públicas, Administração, Vendas e etc. Não seja genérico, pois isso pode atrapalhar o recrutador e empurrar o seu CV para o final da fila!

5- Insira suas qualificações de forma explicativa

Quando for preencher as qualificações, seja descritivo para que o recrutador consiga entender, de fato, o que você fazia nas empresas onde trabalhou. Veja um exemplo: Cuidador de idosos – realização da higiene pessoal, medicação, refeições e acompanhamento em consultas médicas.

6- Cursos

Todos os cursos que você fez podem ser interessantes para o CV, mas seja simples na apresentação dos mesmos. O nome da instituição, do curso e a data de realização são suficientes. Exemplo: Curso de Informática Básica no SENAC do Rio de Janeiro / Fevereiro de 2018.

7- Mantenha o padrão

Para melhorar o currículo é necessário mantê-lo padronizado. Os recrutadores precisam ter facilidade para encontrar as informações que procuram. Não tente inventar ou inovar no formato!