Com a chegada da pandemia, vivemos juntos uma longa fase de mudanças drásticas, e pudemos presenciar uma transformação que marcou o mundo. Tivemos que rapidamente adaptar nosso cotidiano para se encaixar com esta nova realidade.

Com as pessoas se isolando e ficando mais em casa, o trabalho remoto se tornou imprescindível: não só aprendemos lições importantes, como também descobrimos novos jeitos de sermos produtivos mesmo estando em casa. Separamos as três principais coisas que aprendemos com essas mudanças.

1. Trabalho remoto é possível e funciona.

Diversas empresas precisaram recorrer ao sistema de home office com seus funcionários nos últimos dois anos. Apesar dos desafios iniciais durante esta transição, a fase de adaptação precisou ser rápida. Logo, as empresas foram percebendo uma satisfatória melhora no desempenho e satisfação em boa parte de suas equipes.

Mas isso não é uma novidade tão grande: em 2013 foi realizado um experimento pela empresa de viagens chinesa CTrip no qual os funcionários do call center que se voluntariaram para fazer o home office eram designados aleatoriamente para exercer suas funções em casa ou no escritório ao longo de um período de 9 meses. Os que ficavam em casa aumentaram sua performance em 13%, e estes mesmos funcionários reportaram uma melhora significativa em sua satisfação quanto ao seu desempenho.

2. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional deve ser uma prioridade.

Seja em um sistema híbrido ou 100% remoto, nada se provou mais importante nos últimos dois anos do que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Passando mais tempo em casa, muitas pessoas começaram a perceber como suas vidas poderiam ter sido melhores se tivessem tido essa oportunidade mais cedo.

As horas economizadas longe dos transportes públicos, trânsito e locais cheios de gente se transformaram em horas extra de descanso ou priorização de assuntos pessoais. Um maior cuidado com o próprio lar e saúde mental se tornou possível através do home office, e como consequência, um aumento na energia, motivação e produtividade.

Empresas que dão aos seus funcionários maior controle sobre onde, quando e como eles trabalham, estão apoiando uma cultura de saúde mental e bem-estar, além de estarem ativamente aumentando sua produtividade.

3. Flexibilidade é o caminho.

Durante toda a fase de transição para o Home Office as pessoas precisaram lidar com situações com as quais ainda não estavam acostumadas. E mesmo após todo o processo se concluir, muitos continuam encontrando problemas que só podem ser resolvidos ou suavizados através da flexibilidade de horários e rotina da jornada.

Seja por não possuírem um espaço adequado para realizar suas tarefas em casa,  por precisarem ficar um tempo distante do lar, ou simplesmente por se sentirem mais confortáveis no escritório físico: sempre haverão aqueles que funcionarão melhor com um sistema híbrido no lugar do remoto.

E flexibilidade não é apenas sobre produtividade: em 2018 foi feito uma pesquisa pela FlexJobs onde mais de 3 mil pessoas responderam perguntas sobre suas preferências relacionadas à sua jornada de trabalho. De acordo com os resultados, 86% dos profissionais disseram acreditar que um esquema remoto ou flexível os ajudaria a guardar dinheiro e reduzir seu estresse. 97% respondeu que um emprego com flexibilidade traria um enorme e positivo impacto na qualidade de suas vidas no geral.

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