A maneira como você escreve pode revelar muito sobre sua personalidade e até capacidade profissional. Escrever corretamente é determinante para sua valorização e confiança no ambiente profissional. Mas como todos nós sabemos que a língua portuguesa não está entre as mais fáceis de se falar – e escrever, devemos ter alguns hábitos que facilitem essa tarefa.

Com inúmeras regras, é preciso prestar muita atenção aos detalhes. O primeiro passo é saber que ninguém é obrigado a ter todas as regras na cabeça. Sendo assim, não existe problema nenhum em consultar alguma fonte, como a internet, por exemplo, para ter certeza de que você está escrevendo da maneira correta.

Além de consultar exemplos com frases similares às que você costuma escrever, o costume de ler regularmente ajuda bastante na hora de escrever. E a leitura não se limita aos livros: notícias, artigos e mesmo pequenas notas têm sua contribuição nesse processo.

Existem ainda as palavras que são muito parecidas mas têm significados bem diferentes. “Descriminar” e “discriminar”, por exemplo. É possível confundir as duas, e nesse caso, o melhor a se fazer é recorrer a uma consulta ao dicionário mais próximo.

É válido também dobrar a atenção para que o sujeito concorde com o verbo. Quando se escreve rapidamente pode passar despercebido, mas um erro como “segue os relatórios” pode abrir espaço para questionamentos de seu chefe ou dos companheiros de trabalho. Esteja sempre atento e se tiver qualquer dúvida, não hesite em pesquisar.

Por Maria Rinaldi