Com o cenário atual brasileiro de crise econômica e reformulação de muitas áreas no mercado de trabalho, é comum encontrar os profissionais perdidos em relação à postura que devem adotar nesse contexto.

A melhor forma de encarar o ambiente corporativo é, na verdade, adotar as mesmas posturas que devem ser demonstradas em outros momentos econômicos. Para ser um bom profissional, certas atitudes devem ser constantes e não surgir apenas em um momento de crise. Por exemplo, a lealdade à sua equipe e à empresa demonstram uma parceria fundamental em todos os momentos.

É preciso sempre ter em mente a realidade da empresa, suas proporções, vantagens e dificuldades na hora de fazer projeções. Manter os pés no chão é a atitude mais segura em qualquer situação.

Mas apesar de um padrão que aponta os bons profissionais, durante uma crise como a que o Brasil enfrenta no momento, é possível evitar alguns problemas tratando alguns pontos com mais delicadeza. Por exemplo, é necessário prestar atenção para não seguir a tendência de queda de produtividade que o mercado apresenta e se acomodar, abrindo mão de buscar ser um funcionário melhor a cada dia.

É comum ainda que se note a vontade de ganhar um salário maior, ou o pensamento de que mudar de emprego seria o melhor caminho. Mas nesse momento, é preciso analisar a situação racionalmente. Compreender que o aumento de salário pode fugir à realidade atual da empresa e que as coisas vão melhorar num futuro não muito distante ajuda a manter o foco e ter paciência para esperar por um quadro de melhora. No futuro você vai perceber que valeu a pena.

Por Maria Rinaldi