Conheça os 4 pilares da Educação Financeira
Conheça os 4 pilares da Educação Financeira

Quando o assunto é mercado de trabalho, é pouco frequente que o enfoque da discussão recaia sobre o aspecto financeiro de uma carreira. Contudo, é importante lembrar que o sucesso financeiro se trata de uma parcela considerável da realização profissional.

Não obstante, vale ressaltar que, quando o objetivo é o sucesso financeiro, não basta ter um bom salário e estabilidade de emprego – é necessária, ainda, uma boa dose de conhecimento em educação financeira.

A importância da Educação Financeira

Mas por que, exatamente, a educação financeira é tão importante? Bem, para começo de conversa, a educação financeira é a principal ferramenta que podemos aplicar para alcançar a independência financeira, que por sua vez viabiliza o crescimento financeiro e, por conseguinte, o sucesso.

Isso acontece por que através da educação financeira, podemos separar nossos gastos conforme seus respectivos níveis de prioridade, orientando nossas decisões de maneira lógica e sã.

Assim, fica mais fácil evitar quaisquer dívidas e liberar recursos para investimentos que viabilizam o crescimento do patrimônio.

Os 4 pilares da Educação Financeira

Reconhecer

O primeiro dentre esses quatro Rs, o ato de “Reconhecer” se refere a identificar quais são os problemas em sua vida financeira, quais são as necessidades, mudanças, prioridades e objetivos que você deseja alcançar.

Registrar

Com essas informações em mente, o próximo passo consiste em colocar tudo na ponta do lápis. Quando se trata de finanças, não podemos apenas confiar em nossas impressões gerais, mas sim em números e fatos quantificáveis.

Trabalhando com números exatos, é possível acompanhar quanto entra e quanto sai – e assim fazer planejamento estratégico e pragmático, baseado em números reais, e que gera resultados reais.

Revisar

Agora, munido de informação precisa sobre o estado da sua vida financeira, o próximo passo consiste em analisar essa informação e revisar quais são os comportamentos problemáticos em sua vida financeira.

Assim, você pode definir o que precisa ser alterado para alcançar seus objetivos financeiros, bem como o que é positivo e deve ser reforçado.

Realizar

Para fechar com chave de ouro, o último dos 4 pilares é o da realização. Nessa altura do campeonato, você deve estar com a faca e o queijo na mão: sabendo qual o balanço no final de cada mês, quais gastos podem e devem ser cortados, quais investimentos seriam benéficos e quais objetivos você deseja alcançar.

Resta apenas uma coisa: agir.

Sendo assim, o último passo é bastante simples, desde que os anteriores tenham sido realizados de maneira adequada. Basta de fato fazer os cortes necessários, alocar os recursos de maneira consciente e racional e investir seu capital de maneira estratégica e calculada.