Etimologia: significado e importância
Etimologia: significado e importância

Você pode ter reparado que, nas últimas semanas, temos dedicado alguns dos nossos artigos para a análise etimológica de alguns termos relevantes no contexto empresarial e de mercado de trabalho.

Temos adotado essa estratégia por um motivo simples: a etimologia é uma ferramenta poderosíssima para entender o significado e a importância de um conceito. 

Contudo, deixamos de lado (até agora) a própria Etimologia. 

Por isso, vamos nos debruçar hoje sobre a etimologia e significado do termo “Etimologia”, por mais engraçado que isso possa parecer, no intuito de deixar claro todo o potencial dessa ciência no entendimento rápido, completo e eficaz de outros conceitos.

Vamos lá!

A Etimologia por trás da Etimologia

O termo Etimologia é composto por ἔτυμος (Étumos), do Grego – que significa real, verdadeiro – e –λογία (-logia), que significa estudo.

Pode não parecer tão nítido a um primeiro olhar apenas desses radicais, mas por se tratar de um ramo da Linguística, é fácil inferir que a Etimologia se trata, então, do estudo do real significado das palavras.

Em outras palavras, se trata então do estudo da origem das palavras e como essa mesma origem explica o real significado dos vocábulos.

Qual a importância da Etimologia?

Se você tem acompanhando nossos artigos nas últimas semanas, talvez já tenha aprendido algumas coisas com o auxílio da Etimologia. Do contrário, vamos explicar exatamente as vantagens da Etimologia enquanto ferramenta de aprendizado e ensino.

Às vezes, quando nos deparamos com um termo com o qual ainda não estamos familiarizados, é normal que nos percamos na linha de raciocínio – seja em uma conversa, palestra ou aula.

Contudo, em muitas dessas ocasiões, é possível inferir o significado dessas palavras através da Etimologia. 

Um bom exemplo seria o seguinte: em sua primeira aula numa faculdade de Medicina, um aluno ouve o termo “Cardiopatia”, até então desconhecido por ele. 

Com seus conhecimentos prévios, ele pode deduzir através da Etimologia que a palavra advém de “Cardio”, referente ao coração, e “-patia”, referente a patologia ou doença. Cardiopatia então significa “Doença do coração”.

A Etimologia fornece mais do que o valor imediato de não se perder em uma discussão ou aula, e pode servir também como poderosa ferramenta para colocar alguns termos “sob o microscópio”.

Isto é: a Etimologia pode nos ajudar a aprofundar nosso entendimento sobre alguns conceitos, como estamos fazendo nesse exato momento, bem como em nosso artigo da semana passada, que destrincha a palavra “Procrastinação”.

Como a Etimologia é relevante no contexto profissional?

A Etimologia é de suma importância para qualquer pessoa – afinal, facilita imensamente o processo de aprendizado em virtualmente qualquer área.

É claro que, dessa forma, o contexto empresarial/profissional não seria nenhuma exceção, visto que o aprendizado é crucial não tão somente para os profissionais que integram a força de trabalho, como também para as empresas que buscam a competitividade e o destaque no mercado.

Vale ressaltar, no entanto, que a Etimologia não é uma ciência exata e absoluta –  estudo aprofundado e pesquisa podem evitar que caiamos nas chamadas “falácias etimológicas”. Afinal, nem sempre as origens de uma palavra são tão claras, e por vezes alguns enganos acontecem.

Outros