Entenda a importância de uma segunda língua no seu currículo
Entenda a importância de uma segunda língua no seu currículo

Com a globalização, a revolução digital e a difusão quase universal das tecnologias de comunicação, é inegável que o domínio de uma segunda língua traz consigo uma vasta gama de benefícios.

Diversificação do repertório cultural, possibilidade de networking com falantes de outros idiomas, desenvolvimento de habilidades de compreensão e interpretação textual, aperfeiçoamento da memória e da cognição, e assim por diante. Além dessas múltiplas vantagens de se aprender uma segunda língua, há o aspecto profissional.

Cada vez mais, compreender uma segunda língua é essencial no mercado de trabalho. Multinacionais se fazem mais e mais presentes no mercado interno brasileiro, e as relações de trabalho se estendem entre profissionais e companhias de maneira internacional.

Mas a coisa não para por aí, existem incontáveis motivos pelos quais uma segunda língua pode ser muito importante para o seu currículo.

Por isso, separamos nesse artigo alguns dos principais motivos que podem te interessar no estudo de um novo idioma, bem como algumas dicas para te orientar na escolha de um idioma. Confira!

Mercado de multinacionais

Cada vez mais presentes no mercado brasileiro, as grandes companhias multinacionais oferecem ampla oportunidade de emprego para profissionais qualificados.

No entanto, dada a sua natureza internacional, essas empresas frequentemente requerem que seus colaboradores em cargos mais altos tenham pleno domínio do idioma do país de origem da empresa, ou ao menos da língua inglesa.

Dentre as línguas mais procuradas pelas multinacionais figuram o inglês, o espanhol, o francês, alemão e mandarim.

Comércio internacional

Muitas empresas procuram profissionais que dominem linguas estrangeiras no intuito de dar manutenção ou de ampliar suas operações a nível internacional, criando conexões com fornecedores e mercados consumidores fora do país.

Empregos fora do país

Além das oportunidades que uma segunda língua pode te proporcionar aqui no Brasil, dominar uma segunda língua pode ser a chave para quem busca se mudar para fora do país. Sobretudo a língua inglesa aumenta dramaticamente o número de empregos aos quais se está apto a concorrer.

Dependendo da área de atuação, inclusive, falar uma segunda língua permite que profissionais autônomos, por exemplo, captem clientes e oportunidades de trabalho além do território nacional; especialmente em áreas nas quais o trabalho remoto é viável.

Por dentro das tendências

Com a globalização e o constante intercâmbio cultural entre os países, frequentemente através da quase universal língua inglesa, estar antenado nas tendências sociais e mercadológicas é uma grande vantagem na maioria das áreas de atuação.

Nesse sentido, cargos mais bem remunerados em especial nas áreas de tecnologia, marketing e entretenimento costumam ter domínio da língua inglesa efetivamente como um pré-requisito básico.

Na frente da concorrência

Como dissemos anteriormente, o uso de línguas estrangeiras é tão prevalente no quotidiano social e profissional que dificilmente um profissional não se beneficiaria de aprender a falar um idioma além do português.

Ainda assim, levantamentos recentes da British Council indicam que apenas 5% da população brasileira fala inglês e, ainda, que tão somente 1% é fluente na língua.

Dessa forma, ter boas habilidades de comunicação e interpretação numa língua estrangeira te oferecem uma vantagem significativa quando comparado à imensa maioria dos seus concorrentes no mercado de trabalho.

Vale a pena incorporar uma segunda língua no seu currículo!