Muitos fatores podem influenciar no sucesso de um profissional dentro de uma empresa, mas uma das habilidades mais importantes para o bom desempenho no ambiente de trabalho pode ser facilmente negligenciada.
Tão importantes para o profissional quanto qualquer experiência ou habilidade em seu currículo, as habilidades de comunicação podem ser a chave para ter o melhor desempenho possível e, assim, alcançar seus objetivos de carreira.
Mas como essas habilidades de comunicação podem, na prática, influenciar o desempenho profissional? A fim de responder essa pergunta, nesse artigo, vamos detalhar bem os motivos pelos quais aprender a se comunicar melhor no ambiente profissional pode ser uma excelente escolha.
Além disso, separamos para você algumas dicas para aprimorar suas habilidades de comunicação. Vamos lá!

Vantagens da boa comunicação no ambiente de trabalho:

Como dissemos anteriormente, ter boas habilidades de comunicação pode ser um grande diferencial na sua vida profissional.
Sabendo se comunicar, o profissional tem, primeiramente, maior controle sobre como é percebido por seus colegas de trabalho, superiores e clientes.
Assim, boa comunicação é útil para captar e reter clientes, melhorar o clima no ambiente de trabalho e as relações com os colegas e até mesmo facilitar uma promoção e, em geral, a ascensão na sua carreira profissional.
Além disso, a boa comunicação diminui consideravelmente os erros (e por conseguinte o trabalho e estresse gerado pela necessidade de corrigí-los) e eleva a moral de todos envolvidos no ambiente de trabalho.
Tendo em mente, então, essas vantagens, vamos listar, enfim, algumas boas dicas para que você aprenda a se comunicar no ambiente de trabalho. Confira!

Seja um bom ouvinte

Um bom primeiro passo para melhorar suas habilidades de comunicação é, simplesmente, focar em ouvir.
O intuito do diálogo é, em primeiro lugar, comunicar uma informação entre duas ou mais pessoas. Por isso, se uma das partes envolvidas está mais preocupada com o que vai dizer em resposta do que com ouvir o que está de fato sendo ditto, a comunicação fica prejudicada.

Adeque o seu discurso

É imprescindível, também, que você tenha sempre em mente de quem se trata o interlocutor. A maneira como se aborda a comunicação é diferente daquela com a qual dialogamos com nossos colegas de trabalho e até mesmo com nossos superiores.
Cabe ainda lembrar que é importante que tentemos nos adequar ao “background” sociocultural dos nossos interlocutores, usando sempre um vocabulário adequado.

Seja profissional

Independente do interlocutor, no entanto, é sempre de grande importância que você permaneça estritamente profissional.
Ainda que tenhamos relacionamentos de amizade com nossos colegas de trabalho, o ambiente de trabalho exige um determinado grau de seriedade.

Seja inclusivo

Procure, também, manter todos aqueles a quem a conversa seja pertinente dentro do diálogo. Isso não somente melhora a moral dentro do ambiente de trabalho, como também garante que todos a quem possa interessar sejam comunicadas da informação que você deseja passar.

Saiba quando, como e onde falar

Quando se trata da comunicação no ambiente de trabalho, a necessidade de ter disciplina para falar é redobrada. Dado o caráter formal dessa comunicação, é importante que você se abstenha de interromper ou desviar o assunto das conversas.
Além disso, algumas coisas devem ser deixadas para discussões mais privadas. Um bom exemplo é o de um feedback negativo, que deve sempre ser passado em particular, no intuito de não envergonhar ninguém.

Seja objetivo

Por fim, vale ressaltar a necessidade de se manter objetivo no ambiente de trabalho. Evite a todo custo tomar tempo com comentários irrelevantes ou achismos. Procure oferecer argumentos lógicos baseados em fatos e experiência.