Gamificação

Descubra como a implementação de conceitos de jogos pode mudar a experiência profissional no mundo dos negócios.

Desde as décadas de 80 e 90 até os dias de hoje, os jogos eletrônicos têm assumido um papel cada vez maior no imaginário popular, nas formas de entretenimento, na indústria da tecnologia, e até na linguagem do cotidiano. Gamificação, que vem da palavra game, jogo em inglês, é mais um sintoma dessa febre por jogos e, principalmente, pelo conceito geral e mecânicas de jogos que vêm tomando conta de diversas empresas de sucesso. Mas o que é, exatamente, a Gamificação?
Um processo também já presente no mundo da Educação e em métodos pedagógicos, a Gamificação se trata de assumir, seja em tarefas cotidianas, projetos em grupo, ou até relatórios de serviço, conceitos gerais presentes em jogos como a progressão por pontos, a competição e a colaboração entre times, a premiação após grandes feitos e outros mecanismos e dinâmicas presentes em brincadeiras e jogos eletrônicos. Os objetivos da Gamificação de um ambiente profissional giram em torno de criar uma nova perspectiva aos processos, geralmente vistos como banais e cotidianos, do trabalho, com o propósito de criar uma relação mais dinâmica e de também trazer um certo tom do lúdico e do divertimento para as equipes de colaboradores.
A implementação de certas dinâmicas de jogos traz, também, o incentivo a habilidades e competências presentes em jogadores assíduos e necessárias para a navegação de diversas complexidades dos jogos. É só pensar em jogos famosos atualmente, e como eles vão muito além dos clássicos antigos onde se tratava apenas de um comando no controle ou no computador se traduzindo em um movimento no jogo. Hoje, para se conseguir a maestria em diversos jogos eletrônicos, há muita dedicação de tempo e energia, além de concentração em processos mecânicos de coordenação, e muito aprendizado com erros para se alcançar, após muita insistência, a vitória final. A partir da aplicação de conceitos de jogos em afazeres cotidianos, podemos trazer um pouco destas competências e motivações para nosso dia a dia.
Os benefícios que a Gamificação do ambiente profissional pode prover também vão muito além de construir uma nova relação com o trabalho. Em diversas empresas de sucesso, desde o Google e a Microsoft até a Siemens e a HP, a aplicação de dinâmicas de jogos em diversos setores do trabalho e em relacionamentos entre grupos de colaboradores trouxe resultados surpreendentes em medidores de motivação, engajamento e, principalmente, produtividade. Aliás, com os métodos de pontuação e premiação, a Gamificação também abre muitos canais para o feedback entre colaboradores, gestores e até clientes.
Podemos ver, portanto, diversas aplicações e vantagens deste processo, cada vez maior e mais presente, da Gamificação entre as organizações e ente o mundo dos negócios. Seguindo, em termos gerais, os principais conceitos que vemos em jogos, como o foco em resolver problemas e desafios que sejam premiados e reconhecidos, a criação de um ambiente de competição saudável e ao incentivo a colaboração entre equipes, e o caráter lúdico e divertido que há em qualquer atividade de entretenimento, podemos criar uma grande transformação nas relações de trabalho e promover, assim, um ambiente muito mais saudável e produtivo.