Foto de um candidato pensando sobre o que colocar no currículo
O que colocar no currículo se não tenho experiência?

Encontrar o primeiro emprego e entrar no mercado de trabalho pode ser um processo complicado e até demorado. Muitas corporações exigem um nível de experiência muito elevado, o que complica a seleção e reduz os candidatos.

Quando se trata desse assunto, há uma dúvida muito comum que surge entre os profissionais em geral. Afinal, o que eu posso colocar no meu currículo nesse primeiro momento?

Para ajudar quem está iniciando no mercado, fizemos uma lista com dicas sobre quais tópicos colocar no currículo, mesmo sem ter experiência ou muito conhecimento na área desejada. Veja:

Informações pessoais

Os dados pessoais são fundamentais em qualquer currículo. É preciso colocar informações essenciais, como nome, idade, endereço, telefone e estado civil.

Esses dados podem até ser usados a favor do candidato, caso ele tenha uma residência próxima à empresa, por exemplo. Também vale conferir todas as informações antes de disparar o currículo, assegurando que todos os dados estão corretos.

Objetivo profissional

Assim como profissionais mais experientes, candidatos novatos também têm objetivos de carreira e é importante deixar claro essas metas já no currículo. Isso ajuda a corporação a identificar como aquele candidato poderá se desenvolver na empresa ao longo dos anos.

Afinal, o que colocar no objetivo do currículo?

Atividades e serviços extracurriculares

Para dar uma incrementada no currículo, é importante também colocar tudo o que o candidato já tenho feito, inclusive atividades extras, como aulas de idiomas e intercâmbio.

Qualidades e diferenciais

Uma outra dica é descrever os diferenciais do candidato, listando suas características por meio de adjetivos, como, por exemplo, organizado, eficiente e criativo. Se a vaga desejada tiver relação com marketing digital, por exemplo, ainda vale colocar que o candidato é heavy user de redes sociais.

Trabalho voluntário

Por último, o candidato novato ainda pode se destacar por meio dos trabalhos voluntários que já realizou ou que ainda participa, como atuação em ONGs, hospitais, entre outros locais.

Outras dicas

Além de seguir as dicas listadas acima, também é muito indicado que o profissional interessado na vaga, aproveite para falar novamente tudo o que já foi apresentado no currículo, caso seja chamado para a entrevista.

Através de uma conversa sincera, o recrutador vai perceber que mesmo não tendo muita experiência, o candidato poderá agregar, e muito, à empresa e ao restante da sua futura equipe. Boa sorte!