Foto de um jovem confuso no notebook

O estágio profissional é a fase inicial de qualquer carreira, que ocorre quando o funcionário ainda está em período de formação e precisa adquirir experiência, conhecimentos e habilidades em sua área. Em geral, o estágio é uma exigência para estudantes de cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação e precisa ser realizado para que o aluno consiga os créditos necessários para se formar.

É muito comum que as universidades, por exemplo, peçam aos seus alunos o relatório de estágio ao final dos cursos, como uma forma de o estudante comprovar que obteve uma experiência profissional direta em sua área de formação. O relatório de estágio apresenta todas as funções desempenhadas pelo estagiário, sua rotina de aprendizado e desenvolvimento dentro da empresa contratante e a assinatura do responsável pela supervisão e orientação do estágio.

Vale lembrar que, desde 2008, o Brasil tem uma Lei do Estágio, que garante direitos e benefícios aos estagiários, como carga horária predeterminada, descanso remunerado, obrigatoriedade da celebração do termo de compromisso do estágio, redução da jornada nos dias de provas, entre outras coisas.

O que colocar no currículo se não tenho experiência?

A importância do estágio profissional

A realização do estágio profissional é extremamente importante e, por isso, os estudantes são incentivados a realizarem diversos estágios durante seus anos de formação. Com isso, o futuro profissional tem a chance de passar por diversas empresas e atuar em áreas diferentes, encontrando aquela com a qual tem mais afinidade.

O estágio também serve como atividade complementar em diversas faculdades, garantindo ao estudante a experiência e o conhecimento prático de sua carreira, agregando valor à teoria estudada e adquirida em sala de aula. Essa vivência é muito bem-vinda para todo futuro profissional, pois integra o estudante ao mundo corporativo.

No estágio curricular, o estudante não tem um emprego formal, mas sim uma oportunidade de complementar o aprendizado obtido em sala de aula. Por isso mesmo, o estagiário não recebe um salário, mas uma bolsa auxílio e outros benefícios, que podem variar de empresa para empresa.

O estágio deve ser feito, obrigatoriamente, dentro da área de estudo do estagiário. O programa de estágio deve oferecer uma oportunidade efetiva de aprendizado e vivência no mundo profissional. Esta é uma fase de desenvolvimento profissional e amadurecimento para os estudantes.

Cada estágio dentro de uma empresa pode ter duração máxima de dois anos, sendo que, ao final dos primeiros 12 meses de atividades, o estagiário tem direito a férias remuneradas.

Para muitos jovens, o estágio é uma importante chance de crescimento profissional e pode levar à efetivação no cargo após o período de atuação como estagiário.

Buscando uma oportunidade de emprego? Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.