Foto de um candidato com seu possível próximo chefe na entrevista de emprego
Perguntas para fazer ao seu próximo chefe na entrevista de emprego

Uma dúvida muito frequente entre os candidatos que participam de processos seletivos é sobre o que é permitido e vantajoso perguntar aos recrutadores no momento da entrevista.

Alguns profissionais têm dúvidas se devem apenas responder ou se podem questionar na hora da conversa. E para esclarecer essas dúvidas, listamos abaixo o que é adequado perguntar ao seu próximo chefe:

Sobre o cargo

Frequentemente, os candidatos têm dúvidas quanto à vaga que estão concorrendo, já que muitas empresas não colocam informações detalhadas sobre o cargo.

Se esse for o caso, o candidato pode sim questionar sobre a vaga na qual irá possivelmente trabalhar. Entre as perguntas que podem ser feitas, estão:

  • Qual o escopo dessa vaga?
  • Qual a expectativa da empresa em relação a esse novo profissional?
  • Quais desafios terei ao atuar nessa função?
  • Esse cargo tem expectativa de crescimento no futuro?

Sobre si mesmo

Durante a entrevista, o candidato também pode questionar o seu próximo chefe sobre si mesmo, ou seja, perguntar se ele tem alguma dúvida sobre suas experiências, formação acadêmica ou se gostaria de saber mais alguma coisa.

E entre as questões que podem feitas, podemos citar:

  • Você tem alguma dúvida sobre mim?
  • Quer saber mais sobre alguma experiência profissional que já tive?
  • Gostaria que eu falasse mais sobre minha formação acadêmica?

Esse momento de questionar sobre si mesmo pode ajudar o recrutador a te conhecer melhor e tirar todas as últimas dúvidas que tiver sobre sua trajetória de carreira ou formação.

E quais as vantagens em questionar seu próximo chefe?

Além de ser permitido questionar o recrutador, fazer perguntas ao seu próximo chefe também pode ser muito vantajoso. Entre os principais benefícios, pode-se mencionar uma maior compreensão da vaga.

Muitas vezes, os candidatos participam de processos seletivos que não têm muita relação com suas projeções de carreira. Por isso, entender o objetivo da vaga desde o início é essencial.

Também vale ressaltar que questionar o recrutador com respeito e de maneira formal, pode acabar passando uma boa impressão ao chefe. E se destacar em um processo seletivo é decisivo e influencia muito no momento da escolha final!