Foto de uma mulher desenhando em uma lousa
Quais profissões estão em alta durante a pandemia

Em meio a crise ocasionada pela pandemia de coronavírus é evidente que, na maior parte das áreas, a oferta de emprego esteja em baixa. No entanto, esse declínio não se trata de uma verdade absoluta em todos os casos.

Alguns ramos e profissões, especialmente na área da saúde, têm se encaminhado na direção oposta, com expansão do mercado e aumento nas contratações.

Além disso, não é apenas na área da saúde que se evidencia essa tendência. Por conta de suas idiossincrasias, outras profissões se vêem em alta mesmo diante do cenário de quarentena e isolamento social.

Por isso, para que você possa planejar os próximos passos na sua carreira de maneira bem informada, separamos aqui alguns bons exemplos de áreas que, apesar dos pesares, apresentam crescimento e ampla oportunidade de emprego.

Profissionais da área da saúde

Como dissemos anteriormente, não é surpresa alguma que, em meio a uma crise global de saúde, estejam em altíssima demanda as profissões cuja atuação é responsável pelos cuidados aos acometidos pelo coronavírus.

A demanda por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos de laboratório e psicólogos organizacionais aumentou consideravelmente face a pandemia; e o mercado dessas áreas em específico apresenta abundância em oportunidades.

Trabalhadores da logística

Uma outra área que mostra aumento considerável nas oportunidades de emprego é a área da logística; afinal, reordenar os processos logísticos de distribuição de mercadoria e informação é absolutamente crucial nesses tempos extraordinários.

Desde analistas, líderes e supervisores de logística até auxiliares, assistentes e estoquistas; o campo da logística está pulsando com oportunidades originadas pelas novas demandas decorrentes da quarentena.

Relacionamento com o cliente

Apesar da quarentena, as demandas e necessidades dos clientes ainda precisam ser supridas; por isso, as vagas para os profissionais incumbidos de tratar com os clientes e prover atendimento são abundantes.

Sejam para os trabalhadores que entram em contato direto com o cliente como, por exemplo, os operadores de caixa e de loja; ou para aqueles que o fazem de forma remota, a exemplo dos profissionais de atendimento ao cliente ou operadores de telemarketing, a disponibilidade de vagas no setor é ampla e só tende a crescer.

Entregadores

Com a quarentena, a imensa maioria das pessoas está em quarentena, ilhada em casa em prol do isolamento social. Justamente por isso, surge uma imensa nova demanda por entregas a domicílio; que garantem que as necessidades do dia a dia sejam saciadas sem que seja preciso arriscar a contaminação.

Seja, então, de maneira atrelada a negócios locais ou a aplicativos como UberEATS, Rappi e iFood, as oportunidades de emprego para entregadores e motoboys são muitas; constituindo uma boa alternativa para quem está desempregado ou busca complementar a renda e tem um veículo a sua disposição.

Com isso, esperamos ter deixado mais claro quais são as áreas mais viáveis do mercado, mesmo durante a pandemia de coronavírus, para que você tome as melhores decisões quanto à sua carreira.