Mídias sociais
Saiba como alinhar suas redes sociais de acordo com seus interesses profissionais

Nos tempos atuais, é perfeitamente razoável que todo profissional tenha uma presença nas diversas plataformas de mídias sociais. Mais do que isso, dentre elas, com o advento das redes sociais é cada vez mais improvável que alguém não tenha um perfil no Facebook, Instagram, Twitter, e toda sorte de outras redes. Sem falar, é claro, nas redes especificamente dedicadas a carreiras, como o LinkedIn, por exemplo.

Além do mais, socialização e networking se mantêm como importantes aspectos da construção de qualquer carreira profissional, e o uso de redes sociais pode ser uma ferramenta poderosa nesse quesito.

Ainda assim, é importante que você esteja atento a alguns detalhes e tenha alguns cuidados quanto à sua postura e conduta nas redes sociais. Afinal, não é de hoje que a percepção pública de um profissional precisa ser condizente com seu cargo (ou ambições), e não é diferente no caso das redes sociais.

Por isso, separamos aqui alguns pontos chave que você pode ponderar para extrair das redes sociais o máximo de positivo para sua carreira, prezando pela integridade da sua imagem enquanto profissional.

Monte seus perfis com o mercado em mente

É importante, para começar, que você tenha uma boa foto e vincule ao seu perfil seus dados profissionais. Cursos, competências, experiências, histórico profissional, tudo isso precisa estar ao acesso de recrutadores em potencial.

Para ter uma ideia um pouco mais clara do que pode vir a ser uma adição positiva ao seu perfil numa rede social, é sensato que você se pergunte o que, exatamente, as empresas buscam nos perfis para selecionar candidatos?

Pode parecer óbvio, mas boa conduta nas redes, conexões com outros profissionais relevantes na área de atuação, presença de histórico profissional e boas referências figuram no topo dos critérios de seleção de candidatos em redes sociais pelas empresas.

Marque presença nas maiores redes

Quem é visto, é lembrado. O ditado popular não é menos verdade quando se trata das redes sociais. Por isso, é crucial que você tenha perfis ativos pelo menos nas redes sociais de maior relevância, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Invista no networking

Como nós dissemos anteriormente, ser bem conectado dentro da sua área é um diferencial importantíssimo para qualquer profissional, e as empresas valorizam muito isso em seus candidatos.

Dessa forma, é importante que você marque presença nos grupos e comunidades onde esses profissionais trocam experiências e discutem temas referentes à sua área.

Publique de maneira consciente

Reiteramos: a postura pública de um profissional é de suma importância para qualquer recrutador. Por isso, quando você estiver em dúvida sobre publicar ou não determinado post, existe uma maneira simples para fazer essa seleção: o conteúdo ou é importante, ou não deve ser publicado.

De maneira menos simplista, no entanto, é sábio que você filtre seus posts pela qualidade do conteúdo, pela relação dele com sua área de atuação e sua relevância.

Não se exponha demais

Apesar de tudo isso, é primordial que você evite compartilhar demais. É preciso que você faça pleno uso do bom senso para determinar o limite onde a exposição pode começar a influenciar negativamente a sua imagem como profissional.

De maneira geral, o guideline se resume em poucas palavras: evite exageros.