Você sabe o que é curva de aprendizado?
Você sabe o que é curva de aprendizado?

Você provavelmente já ouviu falar nesse termo, muito utilizado em diversos setores do mercado de trabalho e na área educacional.

Conhecida também como “learning curve”, do inglês, a curva de aprendizado é nada mais é do que um modelo matemático que serve para facilitar a visualização e entendimento do processo de aprendizagem.

Essa facilitação, por sua vez, faz a aplicação da teoria da curva de aprendizado uma excelente ferramenta educacional.

Usada rotineiramente, a curva de aprendizado permite uma avaliação clara do desempenho na aprendizagem e da eficiência dos modelos de ensino utilizados – tanto em escolas quanto na capacitação de profissionais.

O que é a curva de aprendizado?

Em termos gerais, a curva de aprendizado nada mais é do que um gráfico que quantifica o aprendizado em razão do tempo, ou seja: de maneira ampla, uma representação visual do quão eficiente está sendo esse processo.

Via de regra, essa curva tem início lento, mas não tarda a apresentar uma grande aceleração, a medida em que o entendimento mais simples e superficial do assunto é obtido.

No entanto, é normal que a curva se estabilize e fique mais plana em diversos pontos ao longo do processo de aprendizagem, nos chamados “platôs”, onde as complexidades inerentes de cada tema oferecem desafios no aprendizado.

Outra regra geral é que conforme se aproxima do final da curva, a curva vá também se aplanando até atingir um nível estável de conhecimento ao fim do processo.

Quais as vantagens de sua aplicação?

Tendo isso em mente, fica bastante simples compreender: as curvas de aprendizado permitem que, com um rápido olhar, quaisquer problemas no processo de aprendizagem sejam imediatamente detectados.

Através delas, atrasos (achatamentos) ou entraves (longos platôs) no aprendizado podem ser detectados e resolvidos caso a caso.

Além disso, quando se comparam as curvas de múltiplos indivíduos, é possível que padrões sejam revelados, oferecendo insight sobre falhas em potencial no método de ensino.

Quais os seus usos práticos no mercado de trabalho?

No contexto de uma empresa, por exemplo, a análise inteligente das curvas de aprendizado dos profissionais em treinamento pode ser extremamente benéfica.

Como dissemos anteriormente, perceber e sanar quaisquer problemas no processo de aprendizagem de um profissional não só permite melhores resultados no treinamento, como também viabiliza mudanças na estratégia educativa em utilização.

Através dessas mudanças, as empresas podem cortar gastos e assegurar que os recursos despendidos obtenham os melhores resultados possíveis, sem desperdícios de recursos humanos, financeiros ou mesmo de tempo.

Por fim, vale ainda ressaltar que as curvas de aprendizado são uma excelente fonte de feedback para os profissionais em capacitação.

Ter acesso à propria curva de aprendizado pode melhorar a compreensão do profissional acerca de suas dificuldades e fraquezas, facilitando que ele tome iniciativas para preencher essas lacunas.

Além disso, esse feedback pode melhorar significativamente o engajamento do profissional com o proprio processo de aprendizagem, a satisfação com seu desempenho e a motivação para se aprimorar.