Como a gamificação está influenciando a educação
Como a gamificação está influenciando a educação

A tecnologia mudou (e segue mudando) a maneira como o mundo funciona e como as relações e dinâmicas sociais se estabelcem- já estamos carecas de ouvir isso.

Vale ressaltar, no entanto, que nos últimos tempos a tecnologia tem ganhado maior destaque dentro do contexto da educação e pedagogia. Afinal, com o advento das tecnologias de informação, muitos novos recursos foram colocados a disposição de alunos e educadores.

Seguindo essa tendência, alguns novos conceitos e metodologias pedagógicas vem sendo colocadas sob o holofote, em grande parte em decorrência da recente migração da sala de aula para o ambiente virtual por conta da pandemia de coronavírus.

Dentre elas, se destaca a Gamificação.

O que é gamificação?

Do inglês“gamification”, a gamificação nada mais é do que a incorporação de aspectos e mecânicas dos jogos a outras atividades.

Aplicada rotineiramente na educação, em empresas, ou até mesmo na vida particualr, a gamificação tem provado ser um recurso excelente para melhorar o aproveitamento e o desempenho nas mais variadas tarefas.

Por isso, nesse artigo vamos abordar quais, exatamente, são as vantagens da gamificação na educação e como aplicá-la da melhor maneira possível.

Vamos lá!

Quais as vantagens da gamificação?

A gamificação roubou os holofotes recentemente por um motivo simples: na pandemia, manter os estudantes focados, engajados e absorvendo conhecimento se tornou um grande desafio, principalmente em razão do modelo de ensino a distância aplicado.

Por isso, incorporar a gamificação nos processos pedagógicos e de aprendizado é uma maneira excelente de melhorar a dinamicidade do ensino. Isso, por sua vez, reflete em um processo mais lúdico, estimulante e recompensador para o aluno – que tende a se manter mais imerso e participativo.

Como funciona a gamificação?

Tendo explicado, de maneira geral, o que é a gamificação, nos resta elaborar com mais alguns detalhes a maneira como ela é estruturada.

Cientificamente falando, a gamificação usa da neurociência para garantir que os mecanismos de recompensa do cérebro do aluno sejam estimulados.

Na prática, isso quer dizer que essa metodologia separa os elementos que fazem o ser humano se interessar por jogos e brincadeiras desde a antiguidade, e os aplica em outras atividades, como a educação, para torná-las mais estimulantes.

Esses elementos são:

  • Jogador;
  • Objetivo;
  • Interatividade;
  • Regras
  • Condições de derrota, vitória e empate;
  • Feedback, etc.

Em suma, a gamificação estabelece um processo interativo, no qul o estudante busca alcançar objetivos e é recompensado pelo sucesso. Numa escala micro, dentro de cada aula, essa técnica apresenta melhora significativa no engajamento do aluno.

A fim de implantar a gamificação no contexto da educação, seja dentro de sala de aula ou na capacitação de profissionais, é importante que se mantenha em mente os elementos citados no ponto anterior.

Criando, dentro de cada aula, desafios, metas e recompensas, é possível engajar seus alunos e fomentar tanto o espírito de trabalho em equipe quanto o de competição.

Vale ressaltar que é importante, sobretudo, analisar caso a caso cada um dos alunos, a fim de estabelecer o processo de ensino mais apropriado possível para cada indivíduo.

Outros