Você sabe o que é um KPI?
Você sabe o que é um KPI?

Para qualquer gestor ou equipe de gestão, uma das mais importantes ferramentas em seu arsenal se tratam dos KPI, ou “key performance indicators”.

Traduzindo para o português, esses indicadores chave de desempenho são imprescindíveis para mensurar e quantificar o sucesso das estratégias empregadas pela gestão.

Mas o que exatamente são esses key performance indicators? Por que são úteis e importantes? Como, precisamente, auxiliam na gestão e planejamento?

Saber as respostas para essas perguntas é essencial não apenas para empregar os KPI’s no contexto em que você ou sua empresa se inserem, mas também para fazê-lo de maneira apropriada e eficiente.

Por isso, nesse artigo vamos abordar de maneira sucinta e didática o conhecimento básico que você precisa para tirar o melhor proveito possível dessa ferramenta tão útil.

O que são os KPI’s

Por definição, um KPI ou indicador chave de desempenho é um valor numérico objetivo que quantifica o grau de sucesso de alguma estratégia, funcionário, etc. ao longo de um período de tempo.

Por natureza, então, um KPI precisa ser numericamente mensurável, e estabelecido de acordo com objetivos claros e bem definidos.

Isso pode se refletir de diversas maneiras, a depender do nível, setor ou área em que o KPI esteja sendo aplicado. Alguns exemplos de KPI’s frequentemente analisados são a Taxa de Conversão, crescimento das vendas mensais, etc.

O que torna os KPI’s eficientes?

Sendo esses indicadores apenas informação quantificada, o verdadeiro valor e utilidade dos KPI’s reside nas ações que a gestão pode tomar com base nessas informações.

Isso quer dizer que não basta escolher e acompanhar índices genéricos, apenas por serem frequentemente usados na área de atuação da empresa. É essencial que se escolham KPI’s que reflitam a situação, natureza e objetivos específicos da sua empresa.

Além disso, sendo apenas informação, os KPI’s estão sujeitos às mesmas dinâmicas que regem a comunicação dentro da empresa.

Dada a sua natureza numérica, clara e sucinta, desde que assegurado que essas informações cheguem aos profissionais aos quais elas possam interessar, os KPI’s fornecem informações vitais na tomada de decisões e planejamento estratégico dentro da empresa.

Como empregar os KPI’s

O primeiro passo para criar e aplicar KPI’s de maneira eficiente é escrevê-los com objetivos específicos em mente. Cada um desses indicadores deve ser intimamente atrelado a um objetivo fundamental da empresa, ou seja, algum objetivo sobre o qual pende o sucesso da empresa.

Além disso, é fundamental que todos os stakeholders dentro da empresa tenham acesso à essa informação. Afinal, como já dissemos, o valor dos KPI’s é advindo das ações que a gestão toma em razão deles.

É importante também lembrar que os KPI são indicadores chave de desempenho, ou seja, apenas os mais relevantes dentre todas as métricas empregadas. Por isso, é essencial que cada gestor não precise acompanhar mais do que três ou quatro KPI’s, para que eles não se percam em meio a um mar de informação menos importante.

Por fim, é também de suma importância que se reavaliem e reestruturem os KPI’s periodicamente. Um mesmo indicador, com o passar do tempo, pode deixar de refletir os objetivos mais importantes da empresa e se tornar obsoleto.