4 Hábitos Importantes Para Manter uma Rotina de Estudos
4 Hábitos Importantes Para Manter uma Rotina de Estudos

Nos dias de hoje, a busca constante pelo auto aprimoramento é imprescindível para qualquer profissional que esteja buscando se manter competitivo no mercado de trabalho.

Contudo, manter uma rotina de estudos funcional em meio às responsabilidades de qualquer cargo pode se provar uma tarefa difícil.

Assim, separamos nesse artigo algumas pequenas dicas que podem te ajudar a estabelecer e manter uma rotina proveitosa para seu aprendizado.

1. Estude em Horários Fixos (mas sem excessos)

Se você tem dificuldade de desenvolver rotinas e hábitos no seu cotidiano, uma solução é sempre ter horários fixos reservados no seu dia apenas para estas tarefas.

Quando programamos nossos dias levando em consideração um novo hábito que desejamos adotar, é muito mais fácil conquistar a consistência.

No entanto, você deve limitar seu tempo de estudo a não mais do que duas horas seguidas. Após uma ou duas horas começamos a nos cansar, e nossa capacidade de concentração diminui rapidamente.

Portanto, evite desperdiçar seu tempo com sessões muito longas de estudo: do contrário, você vai acabar não retendo boa parte da informação e se cansará sem necessidade.

2. Mantenha sua área de estudos organizada e limpa

De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton em 2011, o nível de organização do ambiente onde você realiza certas tarefas pode mudar drasticamente sua produtividade. Os pesquisadores descobriram que a bagunça limita a habilidade do cérebro de processar informações, além de diminuir drasticamente sua capacidade de concentração.

Um ambiente organizado, limpo e bem iluminado torna você menos irritável, mais produtivo, menos distraído e mais capaz de processar e registrar informações, o que significa que o ato de estudar se tornará menos cansativo e você tirará maior proveito de cada sessão de estudos.

3. Faça mais pausas curtas

Um estudo feito pela Universidade de Illinois aponta que fazer pequenas pausas aumentam significativamente nossa habilidade de nos concentrarmos por longos períodos de tempo.

Pausas mais frequentes e curtas serão o suficiente para manter sua mente fresca, mas sem prejudicar sua concentração: sempre que fazemos pausas mais longas, estamos arriscando sair do estado de flow — momento no qual sua mente e corpo estão em sintonia perfeita com a tarefa que está realizando e tudo flui sem grandes dificuldades.

4. Faça caminhadas (diariamente ou logo antes de estudar)

É normal que você não possua o mesmo nível de capacidade de concentração durante todos os momentos do seu dia. Mas você sabia que existe uma alternativa mais saudável do que recorrer a diversas xícaras de café?

Diversas pesquisas apontam que caminhadas curtas geram diversos resultados positivos, como a estimulação de criação de novos neurônios e novas conexões no cérebro. Outras pesquisas também apontam que com apenas 12 minutos de exercício leve, você melhora seus processos cognitivos e sua atenção.

Caminhar por alguns minutos antes de estudar ativará seu cérebro e estimulará uma boa circulação sanguínea em todo seu corpo, e assim você estará mais alerta e sentirá maior facilidade em se concentrar e processar todo o conteúdo que estudar.

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.