6 dicas para renovar seu currículo
6 dicas para renovar seu currículo

Na busca por novas oportunidades de emprego, seu currículo é um dos instrumentos mais úteis e importantes para causar uma boa primeira impressão. Dessa forma, mantê-lo sempre atualizado é imprescindível.
No entanto, existem alguns erros muito comuns entre os candidatos a vagas de emprego nas mais diversas áreas. Por isso, separamos uma pequena lista de dicas para que você consiga renovar seu currículo da melhor maneira possível. Vamos lá:

1. Capriche na organização e estrutura

Não importa o quanto a sua formação e experiências te qualifiquem para o emprego, um currículo desorganizado provoca uma péssima impressão no recrutador, além de dificultar a legibilidade e interpretação do seu conteúdo.

Assim, é crucial que ao renovar seu currículo você seja tão organizado quanto possível, estruturando as informações em seções claras e bem delimitadas por títulos e mesmo pela formatação do texto.

2. Seja conciso e objetivo

Quando temos um leque amplo de habilidades e experiências na nossa área de atuação, é fácil se perder na quantidade de informação que temos para apresentar. Sendo assim, é uma boa ideia procurar filtrar o conteúdo que você pretende incluir no seu currículo.

Antes de incluir uma experiência ou realização em particular, procure considerar o quão relevante ela é para o exercício do cargo pelo qual você está competindo.

3. Faça uso consciente de palavras-chave

Especialmente quando se trata de vagas com um grande volume de candidatos, é comum que recrutadores lancem mão de softwares de rastreamento de candidatos, que por sua vez filtram os currículos através de palavras-chave.

Sendo assim, identifique quais palavras-chave você gostaria de associar ao seu currículo e garanta que elas estejam presentes e que se repitam algumas poucas vezes, de maneira a refletir suas qualidades e experiências acadêmicas e profissionais.

4. Coloque suas realizações em foco

Para se destacar em meio à concorrência, é vital que seu currículo exalte suas principais qualidades. Com esse objetivo, ainda melhor do que simplesmente listá-las, é melhor que você as apoie, pontuando as suas realizações na sua área de atuação.

Dessa forma, você não apenas demonstra aos recrutadores que sua formação não é apenas teórica, mas também sua experiência em conseguir resultados tangíveis.

5. Não se esqueça do networking

Uma boa maneira de converter a submissão do seu currículo em uma entrevista é procurar estabelecer um relacionamento profissional com algum indivíduo do lado de dentro da empresa.

Usando ferramentas online como o LinkedIn para enviar seu currículo diretamente para “insiders” na empresa na qual você deseja trabalhar, você pode aumentar suas chances de sucesso ao conseguir uma indicação.

6. Redija um texto introdutório

Quando se trata de causar uma boa primeira impressão, nada é mais efetivo do que escrever um prefácio personalizado para seu currículo.

Apresentar-se aos recrutadores diretamente, adaptando o discurso de acordo com as expectativas da empresa e do cargo ao qual você almeja pode ter um papel decisivo para a sua seleção como candidato viável.

Além disso, esse empenho adicional indica para os recrutadores a sua dedicação enquanto profissional, por fugir da fórmula de copiar e colar o mesmo currículo para múltiplas aplicações.

Outros