Dentro de nosso atual mundo corporativo, cada vez mais cheio de competição, de cobranças e de dinâmicas que mudam dia após dia, o maior inimigo de qualquer trabalhador se tona o stress, aquele cansaço mental que nos esgota diariamente. Mas o que acontece quando esse stress não passa, quando vamos um pouco longe demais e quando nosso corpo e nossa mente não aguentam? É aí que a Síndrome de Burnout ocorre.


O que é o Burnout e quais os principais sintomas?

A síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional como também é conhecida, se trata de um distúrbio de origem mental e emocional, identificado por uma série de sintomas e causas em comum que a identificam como síndrome, causas estas principalmente relacionadas a excesso de trabalho. O nome vem da palavra em inglês Burnout, que por sua vez é uma contração das duas palavras Burn, que significa queimar, e out que seria fora ou “até o fim”. Juntas, Burnout traz um significado de “queimado até o fim” ou “desgastado”. Visualize uma imagem de uma vela que já queimou até derreter toda sua cera e pavio, e essa é a imagem que temos para comparar alguém que sofre de Burnout, alguém que está desgastado.
Mas então como surgem os sintomas de Burnout e como identificar a síndrome? Bem, como dissemos, o Burnout surge a partir do stress e do desgaste emocional e mental que se tem após exercer um trabalho que cobra muito do corpo e da mente. Os sintomas surgem após esse tipo de stress se tornar algo crônico, que vai muito além do cansaço e da cobrança normal que podemos sentir em um trabalho desafiador no dia a dia. O stress contínuo que causa o Burnout é exaustivo para o paciente e se mantém em altas concentrações por muito tempo, o que causa o desgaste e a manifestação dos sintomas da síndrome.
Os principais sintomas acabam se assemelhando a sinais de stress no corpo, porém sempre com maior intensidade e principalmente com uma duração maior, o que demonstra o traço crônico que define a síndrome. Dentro de sintomas mais físicos, que podem ser as manifestações físicas do stress, podemos encontrar cansaço extremo, dores musculares e de cabeça, problemas na digestão, e elevação da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. Já os sintomas mais psicológicos e emocionais, encontramos casos de ansiedade exacerbada, distúrbios do sono como insônia, sentimentos de tristeza e desesperança, falta de apetite e alterações no humor, todas grandes manifestações do stress que se tornam mais constantes e perigosas durante uma crise de Burnout.

Como tratar o Burnout?

Um universo de trabalho e de mercado, competitivo e dinâmico, vai continuar existindo por muito tempo, porém, não é por essa causa que devemos nos sujeitar a condições de trabalho excessivas e insalubres, tanto físicas quanto mentais. No que diz ao tratamento do Burnout, se livrar das fontes de stress, que como dissemos geralmente esses tratam de trabalho em excesso com grandes preocupações e cobranças, seria um dos primeiros e mais recomendados cursos de ação. Porém, sabemos que mudar nosso trabalho e nossas responsabilidades nem sempre é uma escolha nossa, e por isso podemos ir atrás de outras formas de tratamento que possam amenizar os sintomas presentes na síndrome.
A principal e mais recomendada é a psicoterapia, que pode auxiliar no psicológico ao auxiliar o paciente a compreender e a lidar com seu sintomas de uma maneira mais saudável, ao ponto de eles diminuírem o suficiente para que se possa lidar com seu trabalho normalmente. É preciso sempre lembrar também que a psicoterapia pode auxiliar em outras questões do âmbito de saúde mental e emocional, e seu tratamento deve ser enxergado sempre por um escopo do longo prazo, onde cada sessão e contribuição pode nos ajudar a melhorar.
Há também alguns tratamentos medicamentosos, que não substituem a contribuição de uma psicoterapia, mas podem contribuir em conjunto com o tratamento. Esses medicamentos devem ser prescritos por um profissional psiquiátrico, e geralmente podem circular em torno de controlar as manifestações mais danosas dos sintomas, como antidepressivos e ansiolíticos para a ansiedade.

Nosso trabalho pode se tornar cada vez mais difícil e desafiador. Porém, nunca devemos deixar de priorizar nossa saúde e nossa qualidade de vida acima de tudo, então fique de olho nos sintomas para se prevenir contra a Síndrome de Burnout!

Buscando uma oportunidade de emprego?

Cadastre seu currículo gratuitamente e seja encontrado pelas melhores empresas.